PRINCIPAIS PROJETOS DE PESQUISA FINALIZADOS
CNPq Edital Universal 2018: Angostura: memórias, esquecimentos, presenças, vida
2019 - 2021
Uma pesquisa prático-teórica envolvendo pesquisadores de mestrado e doutorado cujo tema básico investigado foi a "Construção de Efeitos de Presença" a partir de pontos de vista variados.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante.
FAPESP Projeto de Pesquisa Regular: Angostura: memórias, esquecimentos, presenças, vida
2018 - 2021
A pesquisa foi uma iniciativa integrada que, por meio da metodologia cartográfica e da tensão gerada entre a filosofia da diferença e a arte presencial visou a problematização, conceituação e produção sistematizada de um conjunto de práticas cujo foco é a construção de efeitos de presença. Foi uma pesquisa prático-artística que teve como objetivo a ampliação e redimensionamento tanto do conceito como dos procedimentos práticos da Mímesis Corpórea e do chamamos de Treinamento do Ator a partir de um acompanhamento do processo criativo chamado "Kintsugi - 100 memórias" com a participação de 4 atores-pesquisadores do LUME.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante.
Produtos e Resultados dos Projetos acima
1) Espetáculo "Kintsugi - 100 Memórias" ;
2) 4 teses de doutorado e 2 dissertações de mestrado;
3) Uma peça radiofônica criada durante o processo de criação do espetáculo "Kintsugi - 100 Memórias". Acesse a peça radiofônica
4) Publicação do livro: “Práticas Teatrais – sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos”, publicado pela Editora da UNICAMP e FAPESP em 2020, contendo textos que, direta ou indiretamente, foram baseados nesse processo de pesquisa;
5) Criação da obra sonora "Lembrar de Não Esquecer";
6) Publicação do livro: “Entre Cenas Memórias e Estilhaços", publicado pela Editora da UNICAMP em 2021, contendo textos que fazem análises e e detalham o processo de criação do espetáculo "Kintsugi - 100 Memórias";
7) "EU ME LEMBRO: Flanando por Kintsugi- 100 Memórias". Criação audiovisual com a desmontagem do processo de criação do espetáculo "Kintsugi - 100 Memórias".
CNPq Edital Universal 2013: Fronteira Corpórea: Teatro e Dança
2013 - 2016
Descrição: Esse projeto propôs refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, alguns aspectos orgânicos do processo criativo nomeado "dramaturgia de ator" ou ainda “Dramaturgia do Performador” inserida em uma liminaridade teatro-dança. Para tanto foi analisado o processo de montagem de um espetáculo solo que tem como base de construção as ações físicas e vocais codificadas de um ator-dançarino (Renato Ferracini) assessorado por uma equipe de pesquisadores com formações diferenciadas em teatro e dança, mas que navegam, em suas pesquisas e trabalhos, por essa fronteira, hoje, bastante movediça. O mote inicial para essa investigação foi a coleta de ações físicas e vocais via metodologia de mímesis corpórea de pessoas com transtornos mentais em tratamento psiquiátrico, ou seja, pessoas que carregam o estigma social da loucura.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Luis Ferron - Integrante.
Produtos e Resultados dos Projetos
1) Criação do Espetáculo "Dissolva-se-me", criação de Renato Ferracini e Luís Ferron
FAPESP Projeto de Pesquisa: SerEstando Mulheres
2012 - 2015
Descrição: Esse projeto pretende refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Para tanto será analisado o processo de construção de uma demonstração prática de trabalho, tendo como base as ações físicas e vocais codificadas da atriz pesquisadora Ana Cristina Colla ao longo de sua trajetória de dezenove anos como integrante do Núcleo. Atualmente a atriz participa de sete espetáculos do Núcleo, sendo uma das principais difusoras das pesquisas desenvolvidas. Para a construção da demonstração será assessorada por uma equipe de pesquisadores que acompanham sua trajetória ao longo dos anos.
Integrantes: Renato Ferracini - Integrante / Ana Cristina Colla - Coordenador / Fernando A Pinheiro Villar de Queiroz - Integrante.
Produtos e Resultados dos Projetos acima
FAPESP Projeto Temático: Memória(s) e Pequenas Percepções
2010 - 2014
Descrição: Esse projeto propõe refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a seguinte hipótese: A utilização da memória singular ou coletiva de grupo- enquanto potencializadora de criação de ações-matrizes físico-vocais no contexto poético de criação ficcional e espetacular - passa pela possível ativação conjunta de microações, microafetos e micropercepções acionada por essas mesmas memórias, lançando o ator em uma zona de turbulência não mimética da ação-lembrança, mas em fluxo intensivo e em fabulação. Por outro lado, os paradoxos corporais que jogam o atuante no que podemos chamar de Zona de Experiência podem levar a ativação de memórias singulares que também potencializam a zona de turbulência das micro percepções. Essa relação hipoteticamente intrínseca entre memória-micro percepção acontece em uma zona limiar, de fronteira consciente-inconsciente que poderíamos chamar de zona de forças, zona pré-sensível, pré-perceptiva, extra cotidiana ou ainda platô de suspensão da descrença e que demandaria uma reflexão conceitual própria e criativa - não somente fenomenológica, semiótica ou psicológica - baseada em experiências práticas de trabalho. O debate dessa hipótese levantada será realizado em três linhas de investigação e um setor de apoio que se retroalimentam e interpenetram.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Ricardo Puccetti - Integrante / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Carlos Roberto Simioni - Integrante / Naomi Silman - Integrante / Suzi Frankl Sperber - Integrante.
Produtos e Resultados do projeto
1) A publicação de 5 livros provenientes de pesquisas relacionadas ao projeto, todos com apoio da FAPESP. A saber: FERRACINI, Renato, Ensaios de Atuação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013; LEONARDELLI, Patrícia. A Memória como Recriação do Vivido. 1. ed. São Paulo: HUCITEC, 2012; SILMAN, Naomi (org). 25 Anos - LUME Teatro. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011; COLLA, Ana Cristina. Caminhante, não há caminho. Só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013. SPERBER, Suzi Frankl. Contadores de Histórias da Amazônia Ribeirinha. São Paulo: HUCITEC, 2013.
7) 9 Capítulo de Livros e 15 Artigos publicados.
FAPESP Jovem Pesquisador: Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator
2005 - 2009
Descrição: Esse projeto Jovem Pesquisador propõe refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, alguns aspectos orgânicos desse processo nomeado “dramaturgia de ator”. Para tanto, seu eixo principal centra-se na análise do processo de montagem de dois espetáculos teatrais distintos que terão como base de construção as ações físicas e vocais previamente codificadas do ator. O primeiro processo de construção espetacular já está sendo realizado contando com uma equipe de quatro atores-pesquisadores do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson, Jesser de Souza e eu) todos com uma larga experiência na montagem de espetáculos baseados no trabalho do ator e um diretor convidado, Norberto Presta, argentino radicado na Itália, também com larga experiência na mesma área. Tanto a coleta de material como o processo de construção das cenas e das figuras para esse espetáculo estão sendo baseados no processo de mimese corpórea, processo metodológico em desenvolvimento no próprio LUME. O segundo processo a ser realizado num futuro próximo será um solo teatral de minha autoria, assessorado por outros três atores-pesquisadores do LUME (Ana Cristina Colla, Ricardo Puccetti e Carlos Roberto Simioni), buscando aplicar as descobertas processuais do primeiro espetáculo nesse segundo. Outros processos práticos de montagem e estudo com o mesmo objetivo ainda podem ser anexados ao presente projeto dentro de seu período de realização, deixando uma importante lacuna de expansibilidade dele mesmo para projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que tenham o eixo no estudo da Dramaturgia do Ator. Ainda expandindo esse eixo central, o projeto busca, também, parcerias interinstitucionais nessa análise processual. Assim, o LINCE da ECA-USP, laboratório que tem como foco estudar a dramaturgia de ator, conveniou-se formalmente ao LUME para juntos, dentro desse projeto, pesquisar teórica e praticamente os processos e nuances de uma dramaturgia.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Ricardo Puccetti - Integrante / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Carlos Roberto Simioni - Integrante / Naomi Silman - Integrante / Suzi Frankl Sperber - Integrante.
Produtos e Resultados do projeto
01) Criação de 04 espetáculos proveniente das pesquisas práticas: “O que seria de nós sem as coisas que não existem”, “Sopro”, “Kavka, agarrado em um traço de lápis” e “Fuga!”.
03) 08 artigos completos publicados em periódicos e 04 capítulos de livros publicados.
04) 11 Iniciações Científicas, 08 Mestrados, 4 Doutorados e 1 Pós-Doutorado vinculados.
05) 03 bolsas de Treinamento Técnico vinculados ao projeto.
06) 07 projetos de vinda de pesquisador visitante internacional.
FAPESP Projeto Temático: Mímeses corpórea: a poesia do cotidiano
1997 - 2002
Descrição: O Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - Unicamp vem pesquisando a 12 anos técnicas não-interpretativas de representação para o ator. Acabaram consolidando, durante esse tempo, três linhas básicas de pesquisa: a dança pessoal (termo utilizado para definir a dinamização de energias potenciais do ator), o clown e a utilização cômica do corpo e finalmente a Mímesis Corpórea, que pesquisa a transposição e a teatralização de ações físicas e vocais encontradas no cotidiano. Essa metodologia tem como objetivo, além de codificar e sistematizar uma técnica de representação para o ator, imitar e levar a público as corporeidades do brasileiro. Seu método já foi experimentado de maneira prática em três montagens cênicas com atores-pesquisadores que fazem parte da equipe deste projeto temático: Wolzen, Taucoauaa Panhé mondo pé e contadores de estórias. O núcleo também vem realizando um intercâmbio prático com grupos e profissionais nacionais e internacionais que têm a mesma preocupação da pesquisa da linguagem específica do performer. Dentro dessa filosofia de confrontação de seus métodos de pesquisa, a equipe de atores do Lume vem, desde 1991, intercambiando com atrizes-bailarinas da dança japonesa Butoh. O Butoh é uma manifestação artística cuja principal característica está no processo de elaboração de uma técnica individual do ator-bailarino, o que justifica o confronto com o lume que busca o mesmo objetivo. Anzu Furukawa, atriz-bailarina de Butoh, vem trabalhando em seus últimos espetáculos uma metodologia que tem muitos pontos em comum com a metodologia da Mímesis Corpórea. Sendo assim, esse projeto temático visa o confronto entre essas duas metodologias específicas e recentes: por um lado o processo de imitação dentro do Butoh, desenvolvido pela atriz-bailarina Anzu Furukawa e, por outro, a Mímesis Corpórea, desenvolvida pelos atores-pesquisadores do Lume. Pretende-se também aplicar o resultado desse intercâmbio e desses experimentos em uma montagem cênica cujo universo será baseado no texto de Gabriel García Márquez: Cem Anos de Solidão. Possibilita-se, assim, dar continuidade às pesquisas que já vêm sendo realizadas desde 1990, sobre a corporeidade do brasileiro. Esse trabalho será realizado através de viagens de pesquisa de campo in loco, dos atores pesquisadores, para cidades da Amazônia, buscando coletar e imitar, assim, as ações físicas e vocais dentro do universo específico do texto.
Integrantes: Suzi Frankl Sperber – Coordenadora / Renato Ferracini - Integrante / Ricardo Puccetti - Integrante / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Carlos Roberto Simioni – Integrante.
Produtos e Resultados do Projeto
01) Criação de 3 espetáculos: “Afastem-se Vacas que a Vida é Curta”; "Café Com Queijo" e "Parada de Rua"
PRINCIPAIS PROJETOS DE EXTENSÃO FINALIZADOS
Organização de Eventos
Jornada Internacional Atuação e Presença
Evento anual e contínuo realizado desde 2012
Descrição: Organização anual e contínua da Jornada Internacional Atuação e Presença que comportam os seguintes sub-eventos: Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas, Cursos de Fevereiro e Terra LUME.
Coordenadores: Renato Ferracini, Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson
Financiadores: CAPES, FAPESP, CNPq e FAEPEX-UNICAMP desde 2012, PROAC-SP 2023 e 2024.
Produtos e Resultados das edições da Jornada Internacional Atuação e Presença
1) Todas as mesas, conferências, desmontagens e demonstrações, desde 2012: https://www.youtube.com/channel/UCBxianPUspfkXk22pRAq7FQ/playlists
2) Acesso aos Anais do evento: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/simposiorfc
3) Acesso ao material gráfico e programação desde 2012 (clique em Edições): https://re4919.wixsite.com/simposiolume/anteriores
4) Acesso aos relatórios científicos contendo todas as atividades realizadas na jornada desde 2012 (não constam os relatórios de 2021 e 2022 pois, em função da pandemia a Jornada foi realizada de forma online sem e sem financiamento) https://drive.google.com/drive/folders/1lHvXSX4biHqMaN1yRPtz7qvfMstwOisR?usp=sharing
Intercâmbios Internacionais Culturais, Pedagógicos e de Pesquisa
Eventos contínuos e/ou pontuais realizado desde 2008
Intercâmbios continuados com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Tucuman (Argentina), Universidade do Chile (Chile), Universidad Nacional Autónoma de México (México), Universidade da Costa Rica (Costa Rica) e pontuais com grupos e instituições da Colombia e Cuba.
Financiadores: Editais AUGM, Bolsa Santander, Editais VRERI de Cooperação Internacional, FAEPEX-UNICAMP, FAPESP e CNPq
Organização de Eventos
X Reunião Científica da ABRACE e XI Congresso da ABRACE
2019 - 2021
Descrição: Organização da Reunião da X Reunião Científica e do XI Congresso da ABRACE realizadas na UNICAMP sob a presidência de Renato Ferracini, pesquisador do LUME.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Mariana Baruco - Integrante / Maria Claudia Alves Guimarães - Integrante.
Financiadores: CAPES, FAPESP, CNPq e FAEPEX-UNICAMP.
Edital Petrobrás de Circulação e MINC Lei Rouanet - LUME em Brasis em um Só Brasil
2018 - 2018
Brasil - Café com Queijo no Amazonas e Pará
Descrição: Projeto de Circulação do espetáculo Café com Queijo para cidades do Amazonas e Pará.
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Cynthia Margareth - Integrante.
Financiadores: Petrobrás Cultura e Lei Rouanet (MINC)
Produtos e Resultados do projeto
01) Relatório final do projeto em ISSUU com todas as atividades realizadas no Amazonas e Pará em 2018.
Ponto de Cultura Federal - LUME e Barão Geraldo: Um Centro de Arte e Pesquisa
2005 - 2018
Descrição: O objetivo desse projeto foi fazer da Sede do LUME um local dinâmico de processos e trocas de pesquisa entre a comunidade artística e acadêmica no nível nacional e internacional. Para tanto promoveu eventos de pesquisa e intercâmbio prático/teórico sobre o trabalho do ator durante todo o ano desde a inauguração da de sede em 1994. Esse projeto é o reconhecimento do Ministério da Cultura no nível Federal - desde 2005 - da excelência do projeto de pesquisa e extensão do LUME, considerado ponto de cultura, ou seja, multiplicador de um fazer e um saber com forte influência na sua comunidade local e profissional..
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Ricardo Puccetti - Integrante / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Carlos Roberto Simioni - Integrante / Naomi Silman - Integrante / Suzi Frankl Sperber - Integrante.
Financiador: Ministério da Cultura (MINC)
Projeto Memória Petrobrás - LUME: 20 Anos de História e Pesquisa Teatral
2005 - 2009
Descrição: O grupo LUME Teatro completou, em 2005, 20 anos de atividades artísticas e de pesquisa em teatro no Brasil. Afora isso seu trabalho já rendeu algumas publicações de livros, revistas e CDs que são, hoje, muito adotados por grupos, escolas de teatro e universidades de artes cênicas. Afora essas publicações o LUME possui, ainda, um acervo ainda não publicado bastante significativo: quatro livros sobre processos criativos e de treinamento de ator desenvolvidos pelo LUME, além de 9 espetáculos em repertório não documentados em DVD. Esse projeto pretende democratizar grande parte dessa informação ainda não publicada, bucando parcerios para: publicação dos 4 livros; publicação de DVDs dos 4 principais espetáculos do grupo e distribuição gratuita de parte desse material para universidades de teatro, grupos e núcleos multiplicadores das artes cênicas. Verificamos que publicações desse envergadura são raras, principalmente no que tange pesquisas da arte de ator no Brasil aliadas às suas consequências espetaculares, ainda mais realizada com o aval de um grupo que se tornou, ultimamente, referênica nacional e internacional nessa área..
Integrantes: Renato Ferracini - Coordenador / Ricardo Puccetti - Integrante / Raquel Scotti Hirson - Integrante / Ana Cristina Colla - Integrante / Jesser Sebastião de Souza - Integrante / Carlos Roberto Simioni - Integrante / Naomi Silman - Integrante / Suzi Frankl Sperber - Integrante.
Financiadores: Petrobrás Cultura e Lei Rouanet (MINC)
Resultado do Projeto
01) Gravação em DVD e posteriormente sua digitalização de 4 espetáculos do LUME: "Kelbilim, o cão da divindade"; "Cravo, Lírio e Rosa", "O que Seria de Nós sem as Coisas que não Existem?" e "Shi-Zen, 7 Cuias"