Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

"... (...) O espetáculo surpreende pela competência do grupo, e muito mais pela grandeza da proposta dos atores que, apossando-se de gestos e falas da gente simples, permitiu ao público viajar para dentro da alma humana. Quando as luzes se apagaram, dando fim ao espetáculo, o público demorou a ‘retornar’ (...), desejando que a ‘visita’ não acabasse tão rápido. De tão maravilhosa que foi

.

Tânia Rodrigues (Jornal de Santa Catarina, Brasil, 2000)

fot Clique Aqui

Conversas e histórias, entremeadas por canções e versos, compartilham com o público as vozes e vidas encontradas pelos atores em suas andanças pelo Brasil.

No aconchego de uma colcha de retalhos, fala-se um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, das artes da conquista, de comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado - bebida típica oferecida aos atores no interior de Tocantins.

Criado em 1999, o espetáculo já se apresentou em diversas cidades do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais de teatro e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal.

Clique aqui e acesse a página do Arquivo LUME desse espetáculo para mais informações históricas e documentais

FICHA TÉCNICA
Criação, concepção e atuação:
Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Iluminação: Abel Saavedra
Figurinos: Fernando Grecco
Costureiras: Nair Barbosa Pinto e Carmem Castanho
Apoio musical: Ivan Vilela e Kai Bredholt
Músicas reproduzidas: "Paisagens" e "Calma Roceira” de Ivan Vilela e "Deus Fez o Dia", executada por Seu Justino em pesquisa de campo.
Realização: Lume Teatro

Criações e Pensamentos que orbitam

01) Livro "Café com Queijo - Corpos em Criação" de Renato Ferracini, contendo a análise do processo criativo desse espetáculo.

02) Relatório final do projeto em ISSUU com todas as atividades realizadas no Amazonas e Pará em 2018.

Anexos