Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Corpo E(N)Cena: Ensaios Urgentes

Renato Ferracini, Jean Carlos Gonçalves, Sônia Machado de Azevedo (Orgs)
2022 Editora Hucitec

Esta obra é fruto do nosso anseio por oportunizar diálogos entre corpo e cena, com base em diferentes perspectivas de investigação. Obviamente não cabe neste livro uma discussão exaustiva, nem seria de nosso interesse abarcar o amplo e diversificado conjunto de potencialidades a serem exploradas a respeito do tema central. Estamos interessados em apresentar uma série de ensaios; ensaios urgentes, como anuncia o título. Só que a urgência, em um livro que começou a ser pensado antes da pandemia de Covid-19, teve de ser paradoxalmente reconfigurada. O que, antes, era “pra ontem”, hoje já parece não ter mais muito sentido; e algumas coisas às quais não estávamos muito atentos, passaram a ter uma importância e necessidade fundamental para a sobrevivência. É preciso sobreviver, queremos sobreviver.

Comprar


Artes da Cena e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia

Renato Ferracini, Ana Terra, Silvia Geraldi e Matteo Bonfitto (Orgs)
2022 Publicação online da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Artes da Cena e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia foi o tema catalisador do XI Congresso da ABRACE, ocorrido de 13 a 18 de junho de 2021 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, pela primeira vez, em formato totalmente virtual. Desdobramento das discussões iniciadas na X Reunião Científica, a temática proposta no âmbito dos dois encontros – reunião científica em 2019 e congresso em 2021 – teve sua gênese ligada ao propósito de indagar como a pesquisa em artes e, mais especificamente, em artes da cena vem se posicionando frente à crescente relativização dos direitos humanos em governos de extrema direita no Brasil e no mundo, afetando em especial os grupos minoritários. A intensificação do discurso de ódio e a fragilização das normas de tolerância mútua foram fatores, dentre outros, que ampliaram o preconceito e a violência, real e simbólica, contra a população negra, feminina, LGBTQIA+, indígena, trabalhadora, pobre, refugiada, pessoas com deficiência... (lista extensa, aqui não esgotada), sinalizando a urgência de se construir dispositivos democráticos, educativos e de resistência em/com/por meio da arte que ajudem a proteger e coibir propostas violadoras de direitos. LIVRO ONLINE DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA BAIXAR.

Comprar


Como as Artes da Cena Podem Responder à Pandemia e ao Caos Político no Brasil?

Renato Ferracini, Ana Terra, Silvia Geraldi e Matteo Bonfitto (Orgs)
2021 Publicação online da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Diante do que não entendemos, muitas possibilidades se abrem. Pensando sobre a visão, podemos tentar adaptar o que acreditamos conhecer e fazer ajustes para, com isso, trazer alguma luz ao que não conseguimos enxergar. Considerando a audição, podemos tentar parar para escutar melhor a fim de ampliar o nosso horizonte aural e, quem sabe, reconhecer sonoridades até então não captadas. Independente dessas e de muitas outras possibilidades que podemos explorar, o deparar- se com o que não entendemos pode atuar como gerador de uma significativa expansão perceptiva, de mudanças de lógica, de modos de ser/estar no mundo. Em outras palavras, situações como essas podem ser oportunidades valiosas. LIVRO ONLINE DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE. CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA BAIXAR.

Comprar


A Poetics of Third Theatre Performer Training, Dramaturgy, Cultural Action

Jane Turner, Patrick Campbell
2021 Routledge

This book takes a genealogical account of Third Theatre as a concept and a practice that draws attention to the historical Third Theatre Encounters that have taken place across Europe and Latin America since the 1970s. The work of renowned Third Theatre groups and organisations, such as LUME (Brazil), Grupo Cultural Yuyachkani (Peru), Triangle Theatre (UK) and Nordisk Teaterlaboratorium – NTL (Denmark), are explored to reveal how a multifarious poetics of Third Theatre is manifest through these artists’ approaches to performer training, dramaturgy and cultural action. Three critical pillars – unconditional hospitality, artisanal craft and (re)enchantment – are employed in order to illuminate the shared ethos of the Third Theatre community and its exemplification as a mode of cultural performance.

Comprar