O Lume possui como um de seus dos pilares de pesquisa a criação – vinculado nas atividades de extensão do LUME ao programa contínuo “Pedagogias em Movimento” a geração de processos pedagógicos próprios de curta e média duração realizados de forma contínua e intensiva, visando a potencialização singular do corpo e voz com vistas a geração de uma presença relacional do ator e atriz a partir de treinamentos e trabalhos práticos investigados. Essa prática do Lume acontece desde sua criação em 1985.
Essas práticas pedagógicas são, atualmente, condensadas e oferecidas anualmente na sede do Lume no mês de fevereiro, nos chamados Cursos de Fevereiro, desde 2001; porém essas ações pedagógicas são, também, realizadas a convite de instituições culturais, grupos artísticos ou mesmo organizados por nós em nossa sede em outros períodos. Nesses cursos, o foco ético-estético é criar vivências, exercícios, práticas e trabalhos singulares e coletivos entre os atores do LUME e os participantes – geralmente, atores, dançarinos, diretores, professores de teatro e de artes etc. - com vistas a proporcionar experiências de um corpo poroso, em escuta, sempre aberto e “em relação a”.
O corpo singular do atuador é tratado, portanto, como potência-outro-corpo intensificado nele mesmo e objetiva levar os atuadores a experiências de limites para uma vivência possível dessas intensidades, sempre buscando proporcionar, nessa pedagogia prática, experiências norteadas pelos pilares e intensidades da metodologia proposta pelo Lume.