A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator como para o espectador.
(Luís Otávio Burnier)
Vestir-se do outro como revelação de si mesmo. Será isso possível?
Em sua busca por “ser-estar” na cena, a atriz Ana Cristina Colla, ao longo de seus 20 anos de pesquisa junto ao Lume, visitou pessoas, cidades, mestres, recantos. Entre encontros e confrontos, foi depurando seu fazer teatral, passando pela mímesis das corporeidades, a dança pessoal, visitando o butoh, como portas para a própria singularidade.
“SerEstando Mulheres” é uma história “dançada” pela atriz, sobre si mesma e sobre outras mulheres. Uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do seu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Um encontro forte e delicado com o feminino, onde a atriz narra através das imagens que cria e corporifica, seu saber impresso no corpo.
Clique aqui e acesse a página do Arquivo LUME desse espetáculo para mais informações históricas e documentais
Condições técnicas
O espetáculo foi concebido para ocupar um espaço íntimo, de relação direta entre ator e público, formando uma semi-arena. Pode ser realizada em palco italiano (com o público no palco) ou sala. A acomodação do público pode ser feita em cadeiras, bancos ou arquibancadas, desde que se respeite a relação de proximidade. Pode-se também acomodar parte do público em uma fileira sentada no chão. Um espaço aproximado de 10X10 pode ser suficiente para acomodar a cena e o público. Aparelho de CD player e caixas de som com potência adequada ao tamanho espaço. Mapa de luz anexo.
FICHA TÉCNICA
Criação: Fernando Villar e Ana Cristina Colla
Atuação: Ana Cristina Colla
Direção: Fernando Villar
Músicas: Rodrigo Cariranha, Robert Medzo e Greg Slivar
Concepção de Figurino: Silvana Nascimento
Concepção de luz: Maria Emília Cunha Alves
Técnicos responsáveis: Daniel Salvi, Eduardo Albergaria e Francisco Barganian
Design gráfico e fotografia: Arthur Amaral
Registro audiovisual: Alessandro Soave
Realização: LUME Teatro
Duração: 60 min.
Indicação Etária: 12 anos