fotos: Arthur Amaral
Kintsugi-100 memórias é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes - pessoais e coletivas - que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação.
Em termos cênicos, o espetáculo busca assumir as premissas conceituais anteriormente narradas e propõe, a partir da exibição de 100 memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores.
Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.
Críticas
1) Por um relicário vivo (a memória como desejo de futuro)
Medium on-line - https://medium.com/@ruinaacesa/por-um-relic%C3%A1rio-vivo-a-mem%C3%B3ria-como-desejo-de-futuro-d96bfb7a90bb
2) Sobre “Kintsugi, 100 memórias”
Medium on-line - https://fernandopivotto.medium.com/sobre-kintsugi-100-mem%C3%B3rias-f853ed798c50
3) Kintsugi – 100 memórias. Ilusões na Sala Escura
https://ilusoesnasalaescura.wordpress.com/2019/06/13/kintsugi-100-memorias/
4) “Kintsugi, 100 Memórias” e a restauração do afeto
Veja São Paulo - https://vejasp.abril.com.br/coluna/na-plateia/kintsugi-100-memorias-lume-teatro-peca-renato-ferracini/
5) “Kintsugi, 100 Memórias” - Teatrojornal recomenda
https://www.facebook.com/100063468253340/posts/2344678112237470/
6) “Kintsugi, 100 Memórias”
Palco Paulistano - https://palcopaulistano.blogspot.com/2019/06/kintsugi-100-memorias.html?m=1
Ficha Técnica
Criação: Ana Cristina Colla, Emilio García Wehbi, Jesser de Souza, Pedro Kosovski, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Direção: Emilio Gracía Wehbi
Dramaturgia: Pedro Kosovski
Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
Desenho Sonoro: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Projeção Acústica: José Augusto Mannis
Iluminação: Eduardo Albergaria
Orientação Coreográfica: Jussara Miller
Fotografia: Alessandro Soave e Arthur Amaral
Realização: LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP
Criações e Pensamentos que orbitam
2) Livro: “Práticas Teatrais – sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos”, publicado pela Editora da UNICAMP e FAPESP em 2020, contendo textos que, direta ou indiretamente, foram baseados nesse processo de criação e pesquisa;
4) Livro: “Entre Cenas Memórias e Estilhaços", publicado pela Editora da UNICAMP em 2021, contendo textos que fazem análises e detalham o processo de criação desse espetáculo;