Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Entre Cenas, Memórias e Estilhaços

Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
2022 Editora da UNICAMP

Este livro, escrito a seis mãos pelos artistas da cena Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, aborda as fases, os trabalhos e as propostas do processo criativo da obra cênica do Lume Kintsugi, 100 memórias, desenvolvido em 2019.

Para além da narrativa ou do arquivo de criação de uma obra teatral, o texto problematiza questões da produção cênica na contemporaneidade, como o uso da memória pessoal, social e política como ação poética, a tensão entre a ficção e o real e o enlace entre performatividade e teatralidade. Discute o conceito de pesquisa de campo na área de artes presenciais e ainda inaugura a possibilidade de uma prática de pesquisa de campo performativa a partir das propostas práticas dos atores e atrizes realizadas com a população da cidade de Angostura, na Colômbia.

Comprar


Práticas Teatrais - Sobre Presenças, Treinamentos, Dramaturgias e Processos

Renato Ferracini, Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson
2021 Editorada Unicamp

Este livro traz reflexões sobre os meandros invisíveis da atuação, da presença e do treinamento em processos criativos. Faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. A busca poética por parte do artista traz potenciais desdobramentos para além da cena, na direção de uma vida aumentada em seu vigor e em sua intensidade deação. São escritas poéticas permeadas por pensamentos. Pensamentos permeados por conceitos. Conceitos permeados por metáforas. Não há como ser de outro modo ao falar de criação e do suor dos corpos na construção da cena poética no teatro.

Comprar


Ensaios de Atuação

Renato Ferracini
2013 Editora Perspectiva e FAPESP

Ensaios de Atuação é uma contribuição para atores, atrizes e todos aqueles interessados em refletir sobre a arte da atuação como performance transformadora. Toda a atenção de Renato Ferracini está posta em pensar como a arte de atuar é uma arte da construção de si mesmo e do estabelecimento de ambientes de compartilhamento. Tomando diferentes referências e percorrendo linhas centrais da tradição, o livro abre espaço para reflexões sobre o papel do ator como eixo do fenômeno teatral, ou melhor, da arte da performatização. Há aqui uma explícita vontade de diálogo com artistas que questionam seu fazer criativo. No entanto, esta não é uma publicação técnica ou um manual de atuação, ainda que sua leitura possa contribuir com os processos de aprendizagem do ator, dado que seu conteúdo fala do ator em seus substratos mais internos: sabemos que normas e procedimentos fixos não permitem a criação das condições fundamentais à arte de atuar. Aqui, ao contrário, as incertezas destacadas podem alimentar espíritos que procuram mais do que respostas para as suas dúvidas e que desejam um acompanhamento para suas buscas. Com tal qualidade, estes Ensaios nos oferecem um olhar intrigante sobre os materiais do ator e nos põem a refletir, tornando mais complexo nosso pensamento acerca do atuar.

Comprar


Caminhante Não Há Caminho, Só Rastros...

Ana Cristina Colla
2013 Editora Perspectiva e FAPESP

Caminhante, Não Há Caminho. Só Rastros' se insere na tradição recente de contiguidade entre a prática e a teoria em arriscados processos de experimentação que propõem novos olhares e novas formas espetaculares, e o faz de modo tão único quanto o é cada experiência em si. Por meio de uma narrativa híbrida entre o protocolo rigoroso da atividade criativa e o passeio lírico de uma artista pelos vastos campos da linguagem escrita, Ana Cristina Colla narra aqui a aventura da atriz e do ser humano no processo de criação do espetáculo solo. A inversão do fluxo natural da vida, combinada com a imaginação e a memória, permitiu recriar o viver no tempo poético da cena, presentificando-o no palco por meio de técnicas de dança, da mimese corpórea e do butô. De seu percurso, a partir de elementos aí colhidos, a performer desenvolve a busca de outros significados latentes nessa sulcada relação memória-corpo. Trata-se de recuperar o sabor/saber vertido em palavras que se havia perdido no corpo sempre tendente à acomodação, ciente de que, como ressalta seu guia e companheiro de investigação, Tadashi Endo, o corpo é o passado e mover-se significa ir em frente.

Comprar


Contadores de Historias da Amazônia Ribeirinha

Suzi Frankl Sperber
2012 Editora Hucitec e FAPESP

Suzi Frankl Sperber, coordenadora do LUME à época, compilou em um belíssimo trabalho de análise e afeto a partir das oralidades, causos e lendas coletadas em pesquisa de campo dos atores do LUME na Amazônia ribeirinha. Muitos dos relatos que fazem parte desse livro foram material bruto usado para a montagem do espetáculo Café com Queijo do LUME.

Comprar


LUME Teatro - 25 Anos

Naomi Silman (Org)
2011 Editora da UNICAMP

Registro-Mosaico, este livro de fotos, histórias e depoimentos revela os olhares plurais e afetivos sobre o Lume Teatro. Desde quando era uma centelha na mente do idealizador e fundador, Luís Otávio Burnier, até o momento em que comemorou suas bodas de prata no palco, em 2010, com seus filhos e netos artísticos. Formado por sete atores-pesquisadores, protagonistas de uma mesma história, o Lume também é feito da memória, da percepção e da expectativa de outros protagonistas, conhecidos ou anônimos. E é nessa trama de histórias, vividas ou representadas em tantos solos e palcos, que o grupo se sustenta e salta para outras fronteiras – do interior de São Paulo para o mundo.

Comprar


LUME Teatro - 25 Anos em ISSUU

Naomi Silman (Org)
2011 Editora da UNICAMP

Clique no botão COMPRAR abaixo para apreciar o livro em ISSUU

Comprar


Café com Queijo: Corpos em Criação

Renato Ferracini
2006 Editora Hucitec e FAPESP

Este livro busca dissertar, analisar, discutir e refletir o processo de Mimese Corpórea: trabalho de recriação de ações físicas e vocais através da observação do cotidiano desenvolvido pelo Lume. Também analisa o processo de criação e montagem do espetáculo Café com Queijo. Mas como pensar a mimese corpórea e uma montagem de espetáculo gerado nesse processo sem falar antes sobre o Lume e sua conduta de trabalho? Como analisar Café com Queijo - um trabalho baseado na “presença” e organicidade do corpo do atuante - sem antes discutir sobre o trabalho do ator? E como discutir sobre um suposto possível corpo-em-arte-de-ator – que gera, em si mesmo, pensamentos independentes pois é um pensamento de cunho poético – buscando recriar um discurso conceitual com esse pensamento e não sobre esse pensamento?E, dentro desses axiomas, como discutir codificação e retomada de ações, treinamento, pré-expressividade, energia, organicidade e presença no trabalho de ator? Esse livro, obviamente, não responde a essas questões, mas discute possibilidades...

ESGOTADO - CLIQUE ABAIXO PARA COMPRAR USADO

Comprar


De Minha Janela Vejo... Relato de uma Trajetória Pessoal de Pesquisa no LUME

Ana Cristina Colla
2006 Editora Hucitec e FAPESP

No território da escrita, qual é o verbo do ator? Esse foi o ponto de partida para a elaboração das reflexões contidas nessa publicação, relato parcial de dez anos de pesquisa prática no Lume – Núcleo de Pesquisa Teatrais, vinculado a Universidade de Campinas. Acreditando que a busca da própria singularidade é o único caminho para se chegar ao conhecimento partilhável, as reflexões dividem-se entre a escrita poética, que permite alçar vôos na tentativa de comunicar o não palpável e a escrita objetiva, descritiva dos mecanismos metodológicos, conduzindo ao distanciamento necessário para a reflexão.

Comprar


Tal Qual Apanhei do Pé, Uma Atriz do LUME em Pesquisa

Raquel Scotti Hirson
2006 Editora Hucitec e FAPESP

Este livro reflete a continua preocupação dos atores-pesquisadores do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, de tornarem públicos os processos de suas pesquisas, amadurecidos ao longo de vinte anos. Tal qual apanhei do pé é um relato do processo de criação do espetáculo Taucoauaa Panhé Mondo Pé, tal qual apanhei do pé, tal qual adquiri no corpo o material-base para a sistematização de metodologias que oferecem direcionamentos para a criação teatral autoral, encorajando descobertas pessoais.

Comprar


Corpos em Fuga, Corpos em Arte

Renato Ferracini (Org)
2006 Editora Hucitec e FAPESP

Esse livro foi organizado para refletir diferentes articulações cênico-poética das propostas do Lume. São vários textos de seus atores e colaboradores que recriam em discurso algumas possibilidades de conceituação e pensamento da preparação de um corpo-em-arte. É uma parte do reflexo conceitual e descritivo das pesquisas desenvolvidas pelo Lume que, no ano de 2005, completou vinte anos de criações poéticas de um corpo expressivo inserido em situação espetacular.
ESGOTADO - CLIQUE ABAIXO PARA COMPRAR USADO

Comprar


A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator

Renato Ferracini
2003 Editora da UNICAMP e FAPESP

Mostra uma proposta de formação de um ator não-interpretativo, com base nas experiências técnicas e metodológicas do Lume — Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. As etapas desse processo de formação, além de descritas, foram registradas em áudio e vídeo em um CD-ROM interativo.

Comprar


A Arte de Ator

Luis Otávio Burnier
2001 Editora da UNICAMP

Luís Otávio Burnier dedicou sua vida ao teatro. Interessou-se por mímica a partir dos 13 anos, por meio dos filmes de Marcel Marceau. Aos 18 anos, foi para Paris encontrar-se com Etienne Decroux, o pai da mímica corporal dramática, de quem se tornou discípulo e assistente. Após oito anos de aprendizado com diversos mestres das mais variadas tradições teatrais do Oriente e do Ocidente, retornou ao Brasil e criou o Lume, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, um centro de pesquisas da arte de ator, na Universidade Estadual de Campinas. No Lume, por dez anos, Burnier e seus atores mergulharam profundamente no “fazer” do ator, percorrendo oscaminhos do corpo e suas potencialidades expressivas e energéticas. Este livro é o registro de toda a elaboração, a sistematização e a codificação de técnicas corpóreas e vocais de representação, um verdadeiro legado para o ator de teatro. Essa herança permanece viva e em desenvolvimento no trabalho de pesquisa, ensino, criação e apresentação de espetáculos dos atores do Lume.

Comprar