Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Espetáculo Kintsugi-100 Memórias

No programa “Poéticas Visíveis do LUME”, que supõem apresentar as ações resultantes da pesquisa artística seja em formatos espetaculares, cenas, ações performativas ou demonstrações práticas de trabalho, temos um total de 317 ações realizadas a convite e outras 61 organizadas em nossa sede ou constituídas com apoio do núcleo, perfazendo um total de 53,01% das ações de extensão no LUME no quinquênio. Nesse percentual estão reunidas as apresentações nacionais e internacionais dos espetáculos do LUME e dos espetáculos dirigidos pelos atores e atrizes do LUME em várias cidades e estados do Brasil, além de performances realizadas em Portugal, Luxemburgo, Colômbia, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Itália, México, Dinamarca, África do Sul e Inglaterra. Vale ressaltar que quase um terço dessas ações específicas são de abrangência internacional. Além dessas ações realizadas a convite de festivais, prefeituras e terceiro setor como SESCs, SESIs, espaços culturais, temos outras 61 ações organizadas em nossa sede ou realizadas com o apoio do LUME, totalizando 378 ações artístico-culturais no período.

Espetáculo Violetas - Direção Raquel Scotti Hirson

Outra atividade importante do LUME é a assessoria dada a outros grupos e coletivos auxiliando-os na criação, direção e assessoramento corpóreo e vocal de seus espetáculos artísticos e eventos pontuais. Destaca-se a participação dos atores-pesquisadores nesse quinquênio na direção, criação e assessoramento de 77 ações criativas artístico-culturais entre trabalhos continuados de direção de espetáculos de grupos ou solos de artistas, cabarés de número de palhaços, eventos criativos coletivos como a ação ABRE ALAS ou ainda a criação de espetáculos próprios do LUME vinculados às pesquisas cênicas desenvolvidas pelo núcleo.

Curso Prático na Sede do LUME

O Lume possui como um de seus dos pilares de pesquisa a criação – vinculado nas atividades de extensão do LUME ao programa contínuo “Pedagogias em Movimento” a geração de processos pedagógicos próprios de curta e média duração realizados de forma contínua e intensiva, visando a potencialização singular do corpo e voz com vistas a geração de uma presença relacional do ator e atriz a partir de treinamentos e trabalhos práticos investigados. Essa prática do Lume acontece desde sua criação em 1985. Essas práticas pedagógicas são, atualmente, condensadas e oferecidas anualmente na sede do Lume no mês de fevereiro, nos chamados Cursos de Fevereiro, desde 2001; porém essas ações pedagógicas são, também, realizadas a convite de instituições culturais, grupos artísticos ou mesmo organizados por nós em nossa sede em outros períodos. Nesses cursos, o foco ético-estético é criar vivências, exercícios, práticas e trabalhos singulares e coletivos entre os atores do LUME e os participantes – geralmente, atores, dançarinos, diretores, professores de teatro e de artes etc. - com vistas a proporcionar experiências de um corpo poroso, em escuta, sempre aberto e “em relação a”. O corpo singular do atuador é tratado, portanto, como potência-outro-corpo intensificado nele mesmo e objetiva levar os atuadores a experiências de limites para uma vivência possível dessas intensidades, sempre buscando proporcionar, nessa pedagogia prática, experiências norteadas pelos pilares e intensidades da metodologia proposta pelo Lume. O LUME possui em seu repertório os seguintes cursos de curta duração já estruturados: 1) Mímesis Corpórea, 2) Treinamento Técnico do Ator, 3) Da Energia à Ação, 4) O Corpo como Fronteira, 4) O Palhaço e o Sentido Cômico do Corpo, 6) A Presença do Ator, 7) O Corpo Multifacetado, 8) O Ator na Rua, 9) Voz e Ação Vocal, 10) A Vida Secreta dos Objetos, 11) Curso Integrado - Bastidores da Cena
Como pode ser verificado nos dados inseridos, no período de 2019 a 2023, o LUME ofereceu um total de 183 cursos, oficinas, vivências e workshops (102 ações realizadas a convite e 81 ações organizadas ou apoiadas pelo núcleo), comportando, aproximadamente, 3.660 participantes entre atores, diretores, dançarinos e interessados nas pesquisas desenvolvidas do LUME. Cerca de 30% dessas ações foram oferecidas em outros países como: Portugal, Luxemburgo, Colômbia, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Itália, México, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha ou em eventos no Brasil cuja abrangência é internacional.

Performance Fios de Afeto com a Particpaçãod e Raquel Scotti Hirson

Já no programa continuado “LUME no Mundo com Outros” que subentende a participação dos pesquisadores do LUME em eventos acadêmicos e/ou artísticos, nacionais e internacionais para democratização, intercâmbio, debate e divulgação das atividades de pesquisa e extensão do núcleo, temos 78 ações realizadas a convite entre palestras, participação em mesas de debates, apresentações de trabalho etc. Além dessas, outras 86 ações dessa ordem - realizadas em nossa sede ou nos eventos que organizados ou com o apoio do LUME, dentro do programa “Organizando Troca de Saberes” - totalizam 164 ações no quinquênio.

Mesa de Discussão - Jornada Internacional Atuação e Presença

O LUME tem como objetivo de seu programa contínuo “Organizando Troca de Saberes” organizar eventos artístico-culturais e/ou acadêmicos, nacionais e internacionais para democratização, intercâmbio, debate e divulgação das atividades de pesquisa e extensão do núcleo. No quinquênio esse programa comportou 20 eventos nacionais e internacionais, sejam eles eventos totalmente organizados pelo LUME ou em parceria com outros Institutos da UNICAMP ou organizações externas.

Enfim, o programa “Conceituando a Arte Presencial” no qual o LUME procura realizar publicações teórica-conceituais dos pesquisadores do LUME e de projetos realizados no núcleo para democratização, intercâmbio, debate e divulgação das atividades de pesquisa e extensão totalizaram 56 publicações no período entre artigos, capítulos de livros e livros. Destaque para 2 livros dos pesquisadores do LUME publicados pela Editora da UNICAMP e FAPESP, e outros 3 livros organizados por pesquisadores do LUME com professores externos.

PÚBLICO ATINGIDO ESTIMADO

Apresentação do espetáculo Perch no centro de Campinas

A estimativa do público atingido em todas as ações do LUME no quinquênio é calculada em aproximadamente 67.704, entre espectadores nacionais e internacionais nas mais diversas ações sejam elas apresentações artísticas, participantes dos cursos e ações pedagógicas, eventos etc. Se contarmos com as visualizações dos materiais e conteúdos acadêmicos e artísticos disponibilizados pelo LUME em suas plataformas certamente teremos mais de 100.000 pessoas atingidas no quinquênio.

NOTA IMPORTANTE SOBRE A PANDEMIA

Chamada para o evento online @DePapocomLume

O ano de 2020 ficará marcado na história mundial como o ano da pandemia do COVID-19, uma vez que o coronavírus ceifou milhões de vidas através da sua disseminação, provocando significativas mudanças na rotina de toda população mundial, paralisando-a em suas atividades e trazendo, em sua esteira, flagelos sociais, sanitários e econômicos. A ruptura das atividades presenciais e o isolamento parcial ou total (lockdown), fez emergir, como alternativa de convívio, a integração virtual através da conexão em rede de pessoas, serviços e informação, numa escala e dinâmica jamais vistas. A circulação de bens culturais sofreu um enorme baque e os profissionais da área se viram sem condições de gerenciar sua economia e os pesquisadores e pesquisadoras do LUME se viram tolhidos de sua maior força que é a extensão poética de suas produções: a apresentação ao vivo no mesmo tempo e espaço de suas cenas e espetáculos, além da impossibilidade do convívio pedagógico de cursos práticos.

O contexto pandêmico requereu, dos artistas da cena e pesquisadores da área, a alternativa de redimensionar suas atividades para adaptar-se às condições socioculturais do isolamento em quarentena e distanciamento social. A grande maioria das atividades das artes presenciais (teatro, dança, circo, performance etc.) migraram para o espaço virtual e encontraram, nos streams e nas lives, um espaço para discussão, divulgação e apresentação em rede virtual, tais como: espetáculos, seminários, demonstração de trabalho, performances, reprodução de obras anteriores de seu repertório e experimentação de processos de criação coletiva e interativa. Enfim, uma infinidade de possibilidades que foram exploradas tanto por grupos e coletivos artísticos, quanto por iniciativa individual de artistas. O LUME não se furtou a esse novo aprendizado e treinamento, visto que demos prosseguimento às nossas atividades em modo online, bem como descobrimos o potencial desse novo espaço de atuação. Portanto, desde o dia 17 de março de 2020 até meados do ano de 2022, O LUME buscou se reinventar nessa presença-não presença virtualizada. Parou para escrever livros, realizou conversas online no @DePapoComLUME sobre suas linhas de pesquisa e processos, além de organizar eventos totalmente de forma online como a ABRACE On-Line em 2020, Congresso da ABRACE em 2021 e os eventos da Jornada Internacional Atuação e Presença que nos anos de 2021 e 2022 foram realizados também de forma online, mantendo sua continuidade. Também foram organizadas, pelo LUME, nas redes virtuais, cursos, exibição de filmes, cabarés, criação de cenas, apresentações de espetáculos, participação em mesas de debates e palestras em inúmeros eventos nacionais e internacionais e até mesmo uma obra audiovisual inédita “Flanando por Kintsugi – 100 memórias” foi criada nesse período.

Um total de nada desprezível de 217 ações virtuais e mais 2 ações híbridas foram realizadas, ou seja, 36,62% das atividades do LUME nesse quinquênio migraram e se reinventaram no ambiente virtual, dando continuidade às ações de extensão do núcleo durante o período pandêmico. A dimensão do ethos no trabalho dos pesquisadores no campo das artes presenciais implica em reinventar-se numa espiral contínua. Assim sendo, podemos contemplar, como síntese deste reinventar-se, um mote sempre relembrado em nosso cotidiano: o LUME não é, vai sendo! Não poderia ser diferente na pandemia.