Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Quando Luis Otávio Burnier faleceu em fevereiro de 1995 ficamos, como não poderia deixar de ser, completamente sem norte, sem rumo, sem coração. O que fazer!? De alguém, ou de todos, veio a brilhante ideia: vamos fazer uma mostra de espetáculos, um espetáculo por semana na sede do LUME durante o próximo mês de maio. Seria um mês de 5 semanas, portanto, seria uma mostra com 5 espetáculos. Mas havia um problema: somente tínhamos 3 espetáculos prontos. Sem titubear e na insanidade linda que sempre nos compôs, resolvemos esse problema de uma forma simples: vamos montar dois espetáculos e assim completamos a mostra! Seria uma grande ideia se não fosse por um pequeno detalhe: era abril e a mostra seria em maio! Silêncio de 5 minutos (talvez o tempo tenha sido bem maior!)…

Enfim nos olhamos: VAMOS! Montamos Anoné e Contadores de Estórias em duas semanas e organizamos nosso pequeno festival.

A MOSTRA DE MAIO contou com apresentações, além dos novíssimos espetáculos, de “Cnossos”, “Kelbilim, O cão da divindade” e “Mixórdia em Marcha Ré-Menor”. Muito além de uma homenagem a Burnier, essa mostra nos levantou do escuro e despertou nossa coragem e uma força que certamente nos impulsiona até o presente.

"Anoné" não vingou como espetáculo, mas o novíssimo "Contadores de Estórias" e todos os outros espetáculos permaneceram anos em cartaz. A obra "Cnossos" faz parte de nosso repertório até hoje. Foi algo modesto, realizado dentro da simplicidade de nossa sede quando o LUME era praticamente desconhecido do grande público. Mas a MOSTRA DE MAIO é gigante em nossa memória e história!

Acessar o arquivo do LUME sobre a MOSTRA DE MAIO para mais documentos históricos