Quando nos conectamos com nossas singularidades, revelamos a humanidade e a comicidade próprias de cada indivíduo. Por isso o palhaço é pessoal e único. Não é um personagem, mas a dilatação do ridículo de cada um.
E o corpo do palhaço é o veículo de seu olhar aberto e disponível, sua capacidade de brincar e jogar com o mundo ao redor, e criar outras maneiras de relação. Rompendo o que é cristalizado e rígido.
Brincar com o corpo, brincar com o outro que habita o mesmo mundo, jogar com o espaço externo e com os objetos que também contém vida. Descobrir um novo ponto de vista em cada situação e despertar a força transformadora da alegria.
Com uma metodologia desenvolvida por Puccetti ao longo dos últimos 40 anos e enriquecido por sua vasta experiência atuando como palhaço, através de jogos, exercícios e trabalhos corporais, o curso é a experiência da descoberta do "corpo que brinca": novos olhares, andares, novas posturas de estar parado, sentado, como o corpo expressa os sentimentos etc. Qual o ritmo (tempo) pessoal de cada um, e qual a lógica de cada palhaço, ou seja, sua maneira de ação e reação frente ao mundo que o cerca. Qual o universo criativo, enquanto palhaço, de cada um? Os “aprendizes de palhaço” também vão trabalhar a figura do palhaço – sua corporeidade, figurino e maquiagem.
No programa do curso constam ainda noções de treinamento técnico do ator.
Duração: 5 a 7 dias
Carga horária: 4 horas/dia
Número de alunos: máximo 16
Condições técnicas:
- Espaço com assoalho de madeira
- TV ou tela para projeção de material didático
- Iluminação adequada para o espaço
- Caixa com entrada para Bluetooth