Quando nos conectamos com nossas singularidades, revelamos a humanidade e a comicidade próprias de cada indivíduo. Por isso o palhaço é pessoal e único. Não é um personagem, mas a dilatação do ridículo de cada um.
E o corpo do palhaço é o veículo de seu olhar aberto e disponível, sua capacidade de brincar e jogar com o mundo ao redor criando novas maneiras de relação. Rompendo o que é cristalizado e rígido.
Brincar com o corpo, brincar com o outro que habita o mesmo mundo, jogar com o espaço externo e com os objetos que também contém vida. Descobrir um novo ponto de vista em cada situação e despertar a força transformadora da alegria. Um mergulho intenso na lógica singular de cada palhaço.
Com uma metodologia desenvolvida por Ricardo Puccetti e enriquecido por sua vasta experiência atuando como palhaço, através de jogos e trabalhos corporais, o Retiro é a experiência intensiva da descoberta do universo do palhaço pessoal, enquanto navegamos pela utilização cômica do corpo e suas dinâmicas físicas; os estados de espírito e sua corporeidade; o tempo e ritmo; o foco da ação; figurinos e maquiagem; além da relação entre palhaços (duplas e trios).
Além disso, também estaremos investigando a lógica da construção da cena, das gags e a dramaturgia peculiar de cada palhaço, adentrando no campo da criação do material de cada um.
No programa constam ainda elementos do treinamento físico e técnico para o ator desenvolvido pelo Lume e também mostra comentada de espetáculos e obras de palhaços em vídeo.