Projeto Temático de Pesquisa FAPESP
Pedagogias, Processos e Arquivos da Presença
Coordenação: Renato Ferracini
Pesquisadoras Principais: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson
Pesquisadores Colaboradores: Jesser de Souza, Carlos Roberto Simioni, Ricardo Puccetti e Naomi Silman
Equipe de Pesquisadores Convidados: Carminda Mendes André (UNESP); Christel Stalpaert (Universidade de Ghent - Bélgica); Melissa dos Santos Lopes (UFRN); Patricia Leonardelli (UFRGS); Patrick George Warburton Campbell (Manchester University); Paulo Filipe Gouveia Monteiro (Universidade Nova de Lisboa - Portugal); Vivian Martínez Tabares (Cuba); Adriana Parente La Selva (Universidade de Ghent - Bélgica); Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz (UnB); Maria Beatriz Braga Mendonça (UFMG); Pieter-Jan Maes (Universidade de Ghent - Bégica); Janko Navarro (Universidade de Porto Rico); Lidia Olinto; Pedro Kosovski
Instituições Envolvidas: Universidade de Manchester - Inglaterra; Universidade de Ghent - Bélgica; Universidade Nova de Lisboa - Portugal; Universidade de Porto Rico - Porto Rico; UNESP,UFRN, UFRGS, UnB e UFMG
Resumo
O Lume criou, desde seus primórdios, processos pedagógicos práticos de curta e média duração para potencialização de corpo e voz com o objetivo de disseminação e democratização de sua pesquisa prática e poética. Apesar dessa ação ser um dos pilares de suas pesquisas, o Lume, em seus anos de existência desde 1985, jamais sistematizou de forma vertical ou realizou uma análise de seus processos pedagógicos.
Dessa forma, partindo de uma metodologia própria que possui como alicerces a cartografia e a presença pensada como potência relacional entre corpos, esse projeto busca enlaçar três processos que partem das vivências práticas dos processos pedagógicos do Lume.
Primeiramente realizar uma análise textual crítica, efetivada por pesquisadores de notório saber nacionais e internacionais no campo das artes presenciais e produzir uma documentação audiovisual do processo didático-pedagógico de nove cursos criados pelo Lume focando em seus aspectos históricos, éticos, técnicos e poéticos.
Em segundo lugar, tomando como premissa a metodologia de base prática do Lume no campo do treinamento e dos materiais coletivos e singulares poéticos gerados nos processos pedagógicos de cinco desses cursos, pretende-se a criação de uma ação cênica investigando o enlace poético entre o treinamento do Lume e sua proposta pedagógica, tendo como mote inicial o tema “invisibilidades da morte”.
Finalmente, a partir do material expressivo, poético e técnico (ações, matrizes, estados corpóreo-vocais) efetuar a captação e arquivamento em MoCap (Motion Capture) - possível de ser realizada devido a um intercâmbio entre o Núcleo e a Universidade de Ghent – Bélgica - das matrizes técnicas e energéticas corpóreo-vocais que formam a base poética da metodologia do Lume em relação a seus processos pedagógicos e a obra proposta neste projeto.
Projetos de pesquisa e extensão vinculados
Projeto FAPESP de Apoio a Eventos para organização do XIII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas de 2024
Projeto FAPESP de Apoio a Participação em Eventos Internacionais para Renato Ferracini participar do Encontro Presença, Ausência, Invisibilidades na Universidade Nova de Lisboa em Portugal e no I Encontro Paragone - Gesto na Universidade de Lisboa também em Portugal em 2023.
Projeto CAPES de Apoio a Eventos para organização do XIII Jornada Internacional Atuação e Presença de 2024
Projeto FAEPEX-UNICAMP de Apoio a Eventos para organização do XIII Jornada Internacional Atuação e Presença de 2024
3 Projetos FAEPEX-UNICAMP para Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini apresentarem resultados de trabalho deste projeto em eventos artísticos e científicos nacionais e internacionais.
Apoio da PROEC-UNICAMP para intercâmbio pedagógico na Universidade Nova de Lisboa em outubro de 2023 para Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini.