Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Projeto de Mestrado

Nome Completo do Projeto: Papiloscopia Poética da Imagem: Os rastros da performance de si.

Mestranda: Dayane Ribeiro Santos
Orientador: Renato Ferracini

O projeto abrange área de estudos comparativos, buscando as sínteses a partir das estratégias decoloniais e contracoloniais na arte e epistemologias contemporâneas. Propõe uma síntese entre metodologias de teatro físico, cartográficas, estudos performativos, explorando a encruzilhada entre essas abordagens clássicas e epistemologias afro-orientadas. Esta mescla epistemológica percorre estudos afro-orientados contracoloniais, estudos performativos sob as contribuições de Leda Maria Martins construindo pontes com a mimesis corpórea do Lume Teatro em seus percursos poéticos e pedagógicos. A pesquisa explora as técnicas de corpo-imagem do Lume Teatro em confluência com a fabulação crítica desenvolvida por Saidiya Hartman como ferramentas para costurar a memória perdida reencontrando-a no corpo e possibilitando uma reatualização de imagens sobre as mulheridades negras em múltiplos domínios, abrangendo o escrito, o cênico, o poético-pedagógico e o visual. Esse método inovador servirá como possibilidades de inquirição na desfragmentação colonial da memória negra. A proposta almeja abrir novos caminhos artísticos e estudos da memória decolonial, cientes da diversidade de tradições intelectuais envolvidas. Essa metodologia inovadora em arte e arte-educação, integrando os estudos da memória e da perspectiva decolonial performativa, se inicia na investigação pelo conceito chamada pela autora de “Papiloscopia poética, da performance de si” desenvolvida a partir da fotopintura fragmentada da sua avó paterna, através da síntese de conceitos e práticas provenientes das abordagens cartográfica/papiloscópica, corpo-imagem e técnicas de mimesis corpóreas.