Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Projeto CNPQ Cooperação internacional

Arquivos Performativos e Pedagogias do LUME

Coordenação: Renato Ferracini
Pesquisadoras Principais: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson
Pós-Doutoranda: Luciana Mizutani

MOCAP na Universidade de Ghent - Estudio ASIL

Resumo

A Universidade de Ghent, na Bélgica, mais especificamente Department of Art, Music and Theatre Sciences em conjunto com o laboratório IPEM da mesma universidade, está com um projeto para essa forma de arquivamento de epistemes “embodied”, especificamente ao que tange as artes performativas e o teatro.

Os avanços nos campos da tecnologia, teoria da informação, modelagem computacional e telas multissensoriais imersivas colocam a noção do corpo como arquivo em uma nova perspectiva, especialmente no que diz respeito à técnica performática. Há uma série de projetos em andamento atualmente. No entanto, por mais que esses projetos trouxessem desenvolvimentos substanciais para os Estudos de Dança e Performance, preocupam-se em documentar a produção artística e não as técnicas (conhecimento incorporado) que o constituem. Ao pensar “o corpo-como-arquivo” (Lepecki 2010 e Stalpaert 2011) por meio de processos de documentação técnica, esta investigação se aprofunda nas preocupações atuais no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, onde a noção de “documento” está se transformando rapidamente.

Ainda segundo os estudiosos desse laboratório, há uma ampla discussão emergente no campo acadêmico das Artes Cênicas sobre o que eles denominam a embedded embodiment (Camilleri 2019) em contextos multimídia e suas implicações na formação de um performer. A embedded embodiment pressupõe uma fusão de tecnologias externas com o corpo humano e pressupõe novas formas de agenciamento e arquivamento do material técnico-energético do performer. A pesquisa entende a tecnologia como um sistema de técnicas entrelaçadas para expressar e criar discursos sobre esse conhecimento corporificado (embodied). Como experimento, os estudiosos do laboratório estão realizando, no momento, o “arquivamento” das técnicas corpóreo-vocais de atrizes do Odin Teatret da Dinamarca.

No projeto de pesquisa do IPEM em Ghent, ao remodelar as genealogias de técnicas de teatro do Odin Teatret em tecnologias imersivas e aumentadas, como sistemas de captura de movimento (MoCap) e dispositivos de realidade virtual (VR), o projeto envolve o conhecimento incorporado como uma ferramenta para investigar a complexa rede de técnicas que ligam os artistas a subjetividades particulares, histórias, estéticas e uns aos outros. A tecnologia MoCap foi aclamada como a “forma mais objetiva de notação de dança” (Boucher, 2011), pois pode capturar com precisão a coordenação do movimento corporal espaço-temporal em 3D. Em combinação com a tecnologia de realidade virtual VR, as performances de dança 3D capturadas podem ser exibidas aos usuários a partir de uma perspectiva imersiva. O centro de pesquisa IPEM atualmente possui expertise para aplicar captura avançada de movimento (MoCap) e tecnologia para articular a interação entre gestos corporais e padrões sonoros. O potencial da mídia digital em relação a sistemas de arquivo inovadores é claro; A tecnologia MoCap captura gestos básicos em forma 3D centrada no corpo, em alta resolução espacial e temporal que, em uma versão estendida, é muito mais eficaz no registro de movimentos e expressões incorporadas do que sistemas de notação baseados em texto e registros de vídeo 2D. A tradução do MoCap em experiências e interações de realidade virtual é uma linha de pesquisa atual no departamento, permitindo expandir a análise topológica digital e a descrição das ações em uma experiência afetiva e imersiva do usuário. [...]. Por meio de uma colaboração com conceituados parceiros artísticos e acadêmicos nacionais e internacionais, este projeto de pesquisa visa ativar o arquivo (estático) de atores e atrizes em um ambiente digital e virtual, articulando novas possibilidades para a transmissão (pedagógica) das técnicas de treinamento do Odin Teatret, por um lado, e criando novos sistemas de navegação que permitem uma transmissão interativa e criativa de práticas teatrais incorporadas, por outro. Este formato inovador de transmissão digital e virtual inspirará outras instituições de teatro e dança que buscam ativar seus arquivos de forma digitalmente incorporada ou imersiva.

Para esse projeto, o Department of Art, Music and Theatre Sciences, Ghent University, Bélgica, em conjunto com o laboratório IPEM da mesma universidade realizará um intercâmbio de pesquisa com o Lume no sentido de captar e arquivar a técnica incorporada dos trabalhos técnico-energéticos desenvolvidos pelos atores/atrizes do Lume.