Experimento sonoro realizado durante o processo criativo do espetáculo "Kinstsugi-100 Memórias" na imersão de trabalho com os artistas e pesquisadores José Augusto Mannis e Janete El Haouli.
"Começamos pela partilha de nossas memórias musicais, sons que nos remetiam a situações vividas, músicas que nos marcaram em circunstâncias específicas e que ainda reverberavam. Abriu-se uma espécie de caixa de Pandora, sons se conectando a imagens, imagens deflagrando sons, cada memória um fio que se desenrolava trazendo no rastro novas memórias e sonoridades. Nossas memórias pessoais se ampliando, se renovando e se recriando através das memórias dos demais. Memórias dos sons de nossas cidades de infância e o reconhecimento de que muitos desses sons eram comuns a todos nós, mesmo vivendo distantes geograficamente. Fizemos uma viagem no tempo, e em nossa sala brotou o vendedor de algodão doce com seu apito musical, a buzina do sorveteiro, o serrote do pai, os gritos da mãe, a fanfarra da escola e nesse emaranhado vieram os dias quentes, a corrida pra alcançar o carrinho de sorvete, a alegria de se lambuzar com açúcar, o tênis branco para o desfile da escola.
Janete e Mannis, enquanto puxavam o fio, nos provocavam com questões relacionadas a esse imenso universo sonoro. O som como o princípio de tudo antes mesmo do verbo existir. A música como decalque da situação ou deflagradora de imagem? Conseguimos descolar a música da situação ou imagem? O que tem para além do som ou da música?
Passamos horas ampliando nossas referências sonoras e nos debruçando sobre uma escuta atenta e reflexiva: Regina Porto (cantora), Joan La Barbara (vocalista e compositora norte americana de música contemporânea), Meredith Monk (compositora, performer, vocalista, cineasta e coreógrafa americana), Mulheres Inuit (Groelândia), John Cage (compositor, teórico musical, escritor e artista americano, pioneiro da música eletroacústica e do uso dos instrumentos não convencionais), Fairuz e Sabah (cantoras libanesas reconhecidas como as mais influentes intérpretes musicais do mundo árabe), Pierre Mariétan (compositor suíço), Murray Shafer (compositor, escritor e educador musical canadense), Bill Fontana (conhecido internacionalmente por suas experiências pioneiras em arte sonora), Denise Garcia (musicóloga e compositora brasileira), Valter Huterman (cineasta, filme acústico), Luciano Bério (compositor italiano, música experimental), Fátima Miranda (cantora e pesquisadora espanhola), entre outros. Para cada obra, infinitas possibilidades de abordagem. Nos interessamos especialmente pelas peças radiofônicas, obras sonoras que trabalham com o jogo da escuta, despertando os sentidos através do rádio como veículo, criando camadas sonoras com ruídos, palavras, paisagens sonoras, melodias, etc. O rádio como veículo múltiplo e que comporta a notícia, o entretenimento, a música, a novela, os conselhos sentimentais, os sons".
E depois de tudo experimentamos: