Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

Pós-Doutorados Finalizados

Claudia Regina Garcia Millás. 2023. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Nara Kaisermann. 2019. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Vinicius da Silva Lirio. 2019. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Marina Elias Volpi. 2019. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Ricardo Kosovski. 2017. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Fatima Antunes da Silva. 2016. Universidade Estadual de Campinas, . Renato Ferracini.

Ana Caldas Lewinsohn. 2015. LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Renato Ferracini.

Elisa Martins Belém Vieira. 2015. Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Renato Ferracini.

Silvia Geraldi. 2012. Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Renato Ferracini.

Patricia Leonardelli. Interlocuções: memórias e pequenas percepções. 2010. LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Renato Ferracini.

Juliana Schiel. Etnografias da Criação Corporal. 2006. Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Renato Ferracini.

Maria Fernanda Vilela Magalhães. 2016. Universidade Estadual de Campinas, . Ana Cristina Colla.

Doutorados Finalizados

Luciana Mizutani. Versus poéticos: a cena como campo de batalha. 2019. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Karina Ribeiro Yamamoto. DESCONTINUO E PROVISÓRIO: UM DESAFIO PARA MUDAR A PERSPECTIVA NA CRIAÇÃO DE CENAS. 2019. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Chavannes Procópio Péclat. Corpo-Voz, Som, Memória e Espaço: o treinamento do atuante enquanto criação coletiva e relacional. 2019. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Marisa Ribeiro Soares. O palhaço sagrado, um ser do contrário: a transgressão pelo e no riso. 2015. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Eduardo Conegundes de Souza. Canção, Performance e Ação Física: em busca da poética do corpo em arte.. 2014. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Tiago Moreira Fortes. Crítica da ideia de natureza: por uma autonomia do ator em sua formação. 2014. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Maria Beatriz Vianna Rosa. Para Além da Commedia dell'arte - a máscara a serviço da pedagogia na contemporaneidade. 2013. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Maria Alice Possani. Corpo cênico e corpo cotidiano: fronteiras, dobras e intersecções. 2013. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Ana Beatriz Sampaio Soares de Azevedo. Funâmbulo - o artista antropófago na corda bamba. 2013. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Antonio Flávio Alves Rabelo. Cartografia do Invisível: paradoxos da expressão do corpo-em-arte. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Ana Clara Cabral Amaral. Dança e Imaginação. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Ana Caldas Lewinsonh. Metáforas de Trabalho no território da criação: a língua da prática nas provocações do corpo-em-arte. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Melissa dos Santos Lopes. Território Cênico de Encontros Íntimos. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Maria Beatriz Mendonça. O ator decompositor: reflexões e indicações para uma atuação contemporânea inspirada na Mímica Corporal Dramática. 2006. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Renato Ferracini.

Marília Ennes Becker. Cartografias habitadas: estudos de site. 2023. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Cristina Colla.

Moacir Romanini Junior. SER-PELE-AMBIENTE: TOPOGRAFIAS AFETIVAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NAS ARTES PRESENCIAIS. 2021. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Cristina Colla.

Thais Helena D'Abronzo. imagens para rasgar adultos- a morte e o jogo erótico em Ilka Shonbein. 2019. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Cristina Colla.

Luciana Mitkiewicz de Souza. Habitar a imagem e provocar a matéria. A imaginação colaborativa no processo de criação dos espetáculos Banho & Tosa e Bonecas Quebradas. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Cristina Colla.

Brisa de Oliveira Vieira. O texto revisitado: uma abordagem de A hora da estrela pela mímesis corpórea. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Raquel Scotti Hirson.

Mestrados Finalizados

Giovanna Zottis. O Nariz Vermelho e a Rua: uma permissão para olhar: Procedimentos para aprofundamento e criação na linguagem do palhaço na relação com o espaço urbano. 2019. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Michele Carolina Silva. Corpo e ambiente: da percepção vibracional à criação cênica. Estudo sobre o embate das forças nos sítios urbanos de construção residencial (título provisório). 2019. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Carlos Roberto Cavalcante de Resende. A prática da deriva como dispositivo de criação nas Artes da Cena. 2016. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Ricardo Puccetti. Metodologias de construção do palhaço. 2014. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Marília Ennes. Site Specific: Presença e Relação Corpo/Espaço no Processo Criativo. 2014. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Luis Carlos Ferrão. Núcleo Baderna: o ponto zero na dança. 2011. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Maria Alice Possani. Treinamento do ator: a memória e as micro-percepções como caminho para o entendimento do corpo em cena. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Renata Kely da Silva Lemes. O Ator e a rua - Reflexões sobre o trabalho do ator para a construção de uma linguagem cênica de rua.. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Brisa de Oliveira Vieira. O saber que tem força das fontes. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira. Diálogos entre o Butoh e a Dança Pessoal. 2007. Dissertação (Mestrado em Programama de Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Diego Elias Baffi. "Olha o palhaço no meio da Rua! O palhaço Itinerante e o espaço público como território de jogo poético.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programama de Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Caroline Silveira Peter. Enlace de Princípios: DANÇA MODERNA/MARTHA GRAHAM E LUME/UNICAMP EM DIÁLOGO. 2007. Dissertação (Mestrado em Programama de Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Renato Ferracini.

Antonio Flávio Alves Rabelo. "\",corpoestranho,\" - corpo performático multirelacional: paradoxos dos processos criativos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Ana Clara Cabral Amaral. Fuga!: Jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Carolina Dias Laranjeira. Incorporando a Sabença: uma investigação sobre a construção da cena à partir da Brincadeira do Cavalo Marinho. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Eduardo Okamoto. O Ator Montador. 2002. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Renato Ferracini.

Danny G. Pérez N.. Corpos Diferenciados: construção de outras poéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Cristina Colla.

Melissa Migueles Panzutti. A dramaturgia do encontro: entre corpos e poéticas. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Ana Cristina Colla.

Ronaldo Francisco dos Santos. Performance como prática de si: mapeando noções de treinamento performativo. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Ana Cristina Colla.

Ana Teresa Costa Figueiredo. Na eternidade cabe lá todo o mundo : visita dos palhaços do Grupo Gandaiá de Indiatuba, no Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Cristina Colla.

Claudia Regina Garcia Millás. Utilização dos espaços vertical e aéreo na composição cênica: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Cristina Colla.

Isis Andreatta Barros. Dança e Mímesis Corpórea: estudos e práticas sobre o corpo em estado de criação. 2014. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Cristina Colla.

Naia Prata Atticiati Wagner. Estrangeira de mim - Cartografia do Esquecimento. 2022. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Raquel Scotti Hirson.

Camila Michele Barssotti. Das Memórias dos Encontros aos Procedimentos e Imagens: Desmontando Sobre Letras e Gritos para Salvar o Mundo. 2021. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Scotti Hirson.

Andressa Moretti Silva. A Presença a partir do olhar de artistas da cena. 2019. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Scotti Hirson.

Mariana Rotili da Silveira. IMAGENS NÔMADES - UMA DANÇA ENTRE A FOTOGRAFIA E A PESQUISA DO LUME TEATRO. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Raquel Scotti Hirson.

Gabriela Corrêa Giannetti. CORPO-CIDADE: usos, desvios, memória e poesia no Largo São Benedito. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raquel Scotti Hirson.

Monografia de conclusão finalizadas

Tharita Ariane Tiago. Dança-Teatro: uma comunicação corporal. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Encenação Teatral) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Renato Ferracini.

Jackson Luiz Amorim. A Micropercepção no Trabalho do Ator: O ator-acontecimento. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Encenação Teatral) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Renato Ferracini.

Iniciações Científicas Finalizadas

Juliano Borges dos Santos. Uma análise sobre a representação da nova classe média na telenovela Avenida Brasil. 2020. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, PIBIc PRP UNICAP. Orientador: Renato Ferracini.

Victor Ferrari. Estudos básicos de efeitos de presença. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Ferracini.

Quesia Botelho Fernandes. Metáforas de Trabalho em Práticas Artísticas. 2011. Iniciação Científica - LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Rogério Tuffaile Kowask. metáforas de Trabalho em Práticas Artísticas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Cristiane Malagoli Taguchi. Treinamento de ator, memória e micropercepção: possibilidades para o corpo em cena. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Tadeu Amaral. O Visível e o Invisível no Corpo em Arte. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Miguel Dahma. A memória e as micropercepções sob a perspectiva do ator criador. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Aline de Almeida Olmos. A Teatralização de Espaços não convencionais por meio das ações físicas do ator: um estudo sobre o espetáculo PARADA DE RUA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Ferracini.

Ana Julia Marko. Essências e Genealogias de Práticas do Ator. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Livia Piccolo. Essências e Genealogias de Práticas do Ator. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Thiago de Castro Leite. Essências e Genealogias de Práticas do Ator. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Bianca Muniz Pontes de Almeida. Essências e Genealogias de Práticas do Ator. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Daniel Braga Campos. As Fronteiras e Semelhanças entre o Ccorpo de Dançarino e o Corpo de Ator: Um estudo bibliográfico comparativo entre a Eukinética de R. Laban e a Bio-mecânica de V. Meierhold. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Clarissa Nogueira Moser. Busca de elementos de dramaturgia de ator em espetáculos históricos do acervo videográfico do LUME. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Cauê de Gouveia Berenguer da Silva. Pesquisa em Arquivos do Lume: refazendo um caminho. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Tainá Dias de Moraes Barreto. Organicidade na cena do bailarino - O treinamento energético do LUME como ferramenta para a Dança. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Suellen de Souza Leal. Busca de elementos de dramaturgia de ator em entrevistas e conferências com diretores e estudiosos existentes no acervo videográfico do LUME e realização de resumo crítico das reuniões de conceituação do projeto.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Luciano Mendes de Jesus. Busca de elementos de dramaturgia de ator nos espetaculos do LUME, Boa Companhia e do grupo Teatro da Vertigem.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Carolina Martins Delduque. Busca de elementos de dramaturgia de ator em esquetes e espetáculos cômicos no acervo videográfico do LUME.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Renato Ferracini.

Andressa Moretti Silva. Estrutura e Espontaneidade na Mímesis Corpórea e na Mímesis da Palavra como Premissas para se pensar presença cênica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Raquel Scotti Hirson.