Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

O LUME apoia e realiza a co-produção do Feverestival desde sua primeria edição em 2003. Abaixo um pouco de sua história que se mescla com a história dos Cursos de Fevereiro no LUME.

O Festival Internacional de Teatro de Campinas Feverestival é um dos maiores eventos teatrais do interior do Estado de São Paulo. Criado em 2003, foi organizado inicialmente por artistas independentes e coletivos teatrais locais, surgindo como resultado da demanda artística e da efervescência cultural do mês de Fevereiro no distrito de Barão Geraldo, na cidade de Campinas/SP.

A mostra visava, inicialmente, o compartilhamento de pesquisas entre artistas da região e artistas vindos de outras partes do Brasil e do mundo, que se encontravam em Barão Geraldo para participar das oficinas teatrais de cias e coletivos teatrais situados no distrito. A programação acontecia após as atividades nas sedes dos grupos, e era estendida durante as madrugadas, terminando em estabelecimentos locais, como bares e restaurantes, que mais tarde também se tornaram parte da programação oficial do festival, os Pontos de Encontro.

Para acompanhar a programação, artistas e público se moviam a pé (devido à proximidade dos espaços no território), levando as arquibancadas de um espaço de apresentação a outro. Quem olhava toda essa gente de fora dizia que o movimento era como o das formigas, que se locomovem e trabalham juntas. Daí a imagem do formigueiro, hoje indissociável do nome Feverestival.

Aos poucos, o Festival foi alçando novos voos, expandindo sua relação com o território de Campinas e a população da cidade. Além de sua relevância e impacto na arte do interior paulista - ao dar visibilidade às diversas linguagens artísticas, descentralizar ações culturais, promover atividades com acessibilidade e representatividade - o festival tem um expressivo impacto econômico, ao gerar empregos para diversos artistas e trabalhadores da cultura.

Em sua trajetória, trouxe mais de 200 apresentações inéditas para a cidade, fomentando obras de todas as cinco macrorregiões do Brasil e de diversos países, como Itália, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Alemanha, Bolívia, Finlândia, Israel, Burkina Faso e México, além de promover atividades e práticas que visam a formação profissional de jovens estudantes no campo da produção cultural.

(fonte: histórico do feverestival encontrado em https://www.feverestival.com.br/nossa-história

Para maiores infomações acessar o site do feverestival https://www.feverestival.com.br/

Assista também ao curta metragem "A Coragem de andar junto" sobre a história do evento.