Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

É atriz-pesquisadora do LUME desde 1994 e atual Coordenadora Associada, com enquadramento funcional de Pesquisadora Pq-B. É professora permanente e orientadora no PPG Artes da Cena e pertence à equipe editorial da Revista Conceição/Conception do mesmo Programa de Pós-Graduação – IA - UNICAMP.

É uma das pesquisadoras principais do Projeto Temático FAPESP: Pedagogias, Processos e Arquivos da Presença, iniciado em 2023, que envolve o LUME, pesquisadoras e pesquisadores da Universidade de Ghent (Bélgica), da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), da Universidade Metropolitana de Manchester (Inglaterra), além de outras.

É doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP, com a tese “Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo”. Autora do livro “Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa” (HUCITEC e FAPESP, 2006). Junto com Renato Ferracini e Ana Cristina Colla organizou o livro “Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos” (Editora da UNICAMP, 2020). Com os mesmos autores publicou “Entre cenas, memórias e estilhaços”. Campinas: Editora da UNICAMP, 2022.

Foto: Bruno Freire

Seus interesses de pesquisa giram principalmente em torno da mímesis corpórea e das práticas de observação, das pesquisas de campo e da criação de procedimentos para a potencialização da presença cênica.

Atua nos espetáculos em repertório: “Café com Queijo” (1999), direção coletiva; “Alphonsus” (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; “Quando os subtextos são textos” (2015), espetáculo demonstração e “Kintsugi, 100 memórias” (2019), dirigido por Emilio García Wehbi.