Ana Cristina Colla é atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) desde 1994. Atual coordenadora e membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME (2006, HUCITEC), Caminhante, não há caminho. Só rastros (2013, Ed. Perspectiva), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (2020, Ed. Unicamp) e Entre cenas, memórias e estilhaços (2022, Editora Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Foi contemplada com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2019 e com o prêmio Terry 2023 de melhor atriz pelo solo SerEstando Mulheres no Festival del Monólogos Latinoamericanos en Cienfuegos, Cuba. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior (Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polônia, Coréia do Sul, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Cuba).
Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa, Tadashi Endo, Kai Bredholt, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô e Emilio García Wehbi. Participa como criadora e atriz dos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995-2015), Café com Queijo (1999-atual), Um Dia... (2000-2010), Shi-zen, 7 Cuias (2003-2015), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006-2016), Você (2009-2013), Os Bem Intencionados (2012-2013), SerEstando Mulheres (2013-atual), “PERCH-Uma Celebração de Voos e Quedas” (2013-2014), “Kintsugi, 100 memórias” (2019-atual). Dirigiu os espetáculos Espiral - Brinquedo Meu, com o ator-músico Helder Vasconcelos, Gaiola de Moscas e Tu sois de onde, (Grupo Peleja) Alphonsus, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson, Vento, Brisa e Ventania (Coletivo Aléia), Grassa Crua com a performer Fernanda Magalhães, Uji- O Bom da Roda com o ator-músico Edu de Maria (Núcleo Cultural Cupinzeiro), Pedaços de Mim com a atriz Lili Curcio (Seres de Luz Teatro) e Semeadora das Águas (Coletivo Mundu Rodá). Foi co-criadora e assistente de direção do espetáculo multimídia PERCH: Uma celebração de Voos e Quedas (2014), em parceria com os coletivos Conflux (Escócia) e Legs on the Wall (Austrália). Realizou a tutoria de pesquisa e criação da dramaturgia do espetáculo TransOhno junto ao Coletivo As Travestidas. Atualmente é pesquisadora principal do Projeto Temático Pedagogias, Processos e Arquivos de Presença, financiado pela FAPESP (2023-2027) e coordena o Projeto Dançantes - Núcleo de Pesquisas em Artesanias do Corpo (desde 2015).
Sobre a atuação internacional
Atuou de 2015 a 2019 na Rede Internacional de Estudos da Presença, envolvendo onze grupos de pesquisa, de dez universidades e centros de estudos, em quatro países: Brasil, Portugal, França e Argentina, resultando em 2 publicações onde constam as conclusões e avanços do trabalho empreendido pelos grupos envolvidos. A pesquisa teve apoio do CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e da Capes. A pesquisa foi coordenada pelo Getepe- Grupo de Estudos em Educação, Teatro e Performance, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre. Foi co-criadora e assistente de direção do espetáculo multimídia “PERCH: Uma celebração de Voos e Quedas” (2014), em parceria com os coletivos Conflux (Escócia) e Legs on the Wall (Austrália). Foi contemplada com o Edital de Cooperação Mundial - VRERI - UNICAMP em duas edições, realizando intercâmbio de pesquisa prático-teórica na Costa Rica (UNA- Universidad Nacional de Costa Rica) e no México (UNAM-Universidad Autónoma de México e UAM - Universidad Autónoma). Participou ativamente do Programa Escala Docente - Grupo Montevidéo - AUGM em intercâmbios com a Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Foi uma das pesquisadoras principais do Projeto de Pesquisa Angostura: memórias, esquecimentos, presenças, vida (2018-2021, FAPESP e CNPq) projeto de cooperação internacional que abrangeu a criação do espetáculo teatral Kintsugi, 100 memórias, com direção do artista performer Emílio Wehbi - Buenos Aires- Argentina, intercâmbios na Colômbia com a Universidad de Antioquia - Facultad de Artes – Departamento de Artes Escénicas, (Campus de Medellín e no Campus da Seccional Oriente), com a Universidad del Atlántico (Barranquilla) e com a Casa de la Cultura Porfírio Barba Jacob, em Angostura- Antioquia onde foram realizadas oficinas, pesquisa de campo e ações performativas abertas a comunidade