
PENÉLOPE, HELENA E OUTRAS MULHERES
18 de julho | 20h | Teatro Barracão
A ALGURES (Portugal)
Teatro | 50 min | Classificação: 12 anos
Ingressos no Chapéu/ChaPIX
Senhas distribuídas com 1h de antecedência
Local:
TEATRO BARRACÃO - Território das Artes
Rua Eduardo Modesto, 128
Vila Santa Isabel, Campinas, São Paulo
Sinopse
“Convidamos vocês a mergulharem numa investigação que nunca poderá ser realmente acabada.
Aqui entrelaçamos as vidas de várias mulheres numa intrincada teia de relações. Através de uma viagem por mitos gregos e pré-helênicos que chegam até nós como um enigma, contamos essas histórias e levantamos perguntas que seguem um fio diferente dos grandes clássicos, como a Odisseia e a Ilíada, mas que ao abrirmos as suas malhas vemos que sempre estiveram lá.
PENÉLOPE, HELENA E OUTRAS MULHERES é um espetáculo de teatro narrativo com manipulação de objetos, onde apresentamos a teia de relações de mulheres e deusas presentes na mitologia grega. De Helena a Baubo, passando por Afrodite, Atena, Perséfone e até Cassiopeia, este espetáculo apresenta uma versão feminista dos mitos de sempre.
Sobre a Algures

Fundada em 2008, em Lisboa (Portugal), A ALGURES é uma entidade de criação, programação e mediação cultural. Pauta-se por uma linha artística focada na palavra, no teatro narrativo e no clown. Aposta em novas dramaturgias, tanto no que diz respeito ao convite a escritoras/es para a criação de novos textos para as suas criações, quanto à própria lógica de programação, privilegiando espetáculos com dramaturgias autorais. Tem no seu repertório recente espetáculos como “Penélope, Helena e Outras Mulheres” (2025), “A_MASSA” (2023), “O Tempero” (2022). Em outubro de 2025 estreará PENELOPÍADA, um espetáculo co-produzido pelo LUME Teatro e o Teatro Barracão (com apoio do IBERESCENA e DGARTES).
Na programação destaca-se o TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças, realizado anualmente desde 2021, programando em várias regiões de Portugal o melhor e mais inovador do clown protagonizado por mulheres a nível mundial.
Programa também o ciclo de narração oral ESCUTADORES, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar, um projeto de narração e ocupação do espaço público.
Site: aalgures.pt
QUE CONSTELAÇÃO É ESTA?
Partilha de Processo
22 de julho | 19h | Sede do LUME Teatro (Barão Geraldo - Campinas)
Teatro | aprox. 90 min
Local:
LUME TEATRO
Rua Carlos Diniz Leitão, 150
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
O que é:
Desde 2024 que a atriz Susana Cecílio pesquisa a presença das mulheres – livres e escravizadas – e das deusas na literatura homérica e pré-homérica, com o propósito de desenhar uma constelação de mulheres e seus mitos.
Esta investigação artística deu lugar ao espetáculo Penélope, Helena e Outras Mulheres, que puxa o fio destes mitos a partir da ligação entre as mulheres, numa perspectiva feminista. Para dar continuidade ao projeto, traçamos um plano de pesquisa cênica a partir de 5 temas da Odisseia que darão corpo ao espetáculo PENELOPÍADA, dirigido por Ana Cristina Colla (LUME Teatro) e com estreia prevista para outubro de 2025, em Montemor-o-Novo (Portugal).
Neste encontro, vamos partilhar as perguntas, metodologias, levantamentos, vídeos, objetos e outras questões que fazem parte deste corpo caleidoscópico.
Sobre a Susana

Artista de variedades! Agradece à matemática a descoberta do teatro em 1998.
É fundadora e diretora artística da ALGURES, onde também é atriz, clown e narradora. O gosto pela palavra e pelas histórias levou-a a criar um festival chamado ESCUTADORES. Na criação de espetáculos, a costura dramatúrgica dos elementos plásticos, literários e corporais é um dos lugares que mais a fascina.
Licenciou-se em Motricidade Humana e é mestre em Estudos de Teatro pela FL-UL com a tese “Dramaturgia do Corpo” (2009). Atualmente é diretora artística do TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças e integrante da União de Palhaças em Portugal – UPP. Há exatamente 20 anos conheceu o LUME Teatro com quem mantém uma relação de admiração e parceria.
É fundadora e diretora artística da A ALGURES, onde também é atriz, clown e narradora. O gosto pela palavra e pelas histórias levou-a a criar o festival ESCUTADORES. Na criação de espetáculos, a costura dramatúrgica dos elementos plásticos, literários e corporais é um dos lugares que mais a fascina.

Ficha Técnica
Direção: Ana Cristina Colla
Concepção e criação: Susana Cecílio
Dramaturgia: Matilde Real
Assessoria para o estudo dos clássicos, marionetes e formas animadas: Catarina Firmo
Assessoria de manipulação de objetos, Apoio à criação e Desenho de luz: Eduardo Brasil
Produção: Ana Pinto
Fotografias e vídeos: Beth Freitas
Apoios: Alma d’arame, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Casa do Coreto, Centro de Estudos de Teatro da FL-UL, Cultivamos Cultura, Fundação GDA, IBERESCENA, Junta de Freguesia do Lumiar, LUME Teatro - UNICAMP, República Portuguesa - Cultura | DGARTES – Direção Geral das Artes, Teatro Barracão