fotos: Karen Mezza (1), Arthur Amaral (cabeçalho/4/5/7), Andre Casaca (2), Julia Zákia (foto título/10), Paulo de Tarso (8), Luana Navarro (menu espetáculo/3/6/9).
*FOTOS EM ALTA - clique aqui para baixar
“Necessitamos construir um palhaço que fale aos nossos dias de hoje, não só uma coleção de gags, mas um arquétipo que revele a essência do performer/ator. Este é um clown que nos dá uma sensação maior do divino em cada um de nós. Que celebra nossa humanidade, nossa animalidade e os momentos em que podemos tocar um ao outro através do riso
.
(Sue Morrison)
Num mundo apocalíptico logo após a erupção de um vulcão, onde a sobrevivência é tudo, e cada passo é uma decisão agonizante a ser – ou não ser – tomada, Ágada Tchainik aparece, convidando o público a segui-la em sua viagem. Compulsiva, à beira de um ataque de nervos, com sua fala errante, ela torna o público seu grande parceiro, com quem interage, às vezes convocando ajuda, ás vezes provocando, num jogo divertido e único a cada apresentação. Conforme ela caminha por sua própria mente confusa - desde lavar pratos até assuntos românticos - o drama de sua alma, ridícula e delicada, se revela.
Dirigido pela canadense Sue Morrison, conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do palhaço europeu, o espetáculo estreou em julho de 2004. Já foi apresentado em diversas cidades do Brasil e passou por importantes festivais e encontros de palhaço como: “Anjos do Picadeiro” (Rio de Janeiro), “Esse Monte de Mulher Palhaça – I Festival Internacional de Comicidade Feminina” (Rio de Janeiro), “Festival Clipa Aduma” (Tel-Aviv, Israel), “III Encontro de Palhaças de Brasília”, “Campanha de Popularização do Teatro” (Campinas), “IV Clown Encuentro” (Bogotá, Colômbia), “Na Ponta do Nariz – 4º Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade” (Goiânia) e “Grande Hein?ComTraço de Palhaço” (Salvador).
FICHA TÉCNICA
Criado e escrito por: Naomi Silman e Sue Morrison
Atuação: Naomi Silman
Direção: Sue Morrison
Concepção de luz: Eduardo Albergaria
Construção de cenário e adereços: Abel Saavedra e Eduardo Albergaria
Técnicos responsáveis: Dani Salvi, Eduardo Albergaria e Francisco Barganian
Design gráfico: Arthur Amaral
Registro audiovisual: Alessandro Soave
Realização: Lume Teatro
Indicação Etária: 12 anos