Cursos de Fevereiro 2017


O CORPO COMO FRONTEIRA

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Renato Ferracini
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 14h às 18h

Descrição

O corpo como potência artística e de criação: não o corpo inserido em um contexto fixo delimitado e nomeado, mas o corpo como fronteira expressiva que expande e perfura as bordas, criando um espaço único e ao mesmo tempo interseccionando as relações teatro/dança/performance. Esse workshop trabalhará, na prática, o corpo dentro dessa fronteira de criação, seja na relação com o espaço, com o outro, com a música, com os objetos, buscando sempre a capacidade expressiva corpórea de cada participante.

Ministrante: Renato Ferracini

DA ENERGIA À AÇÃO

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Naomi Silman
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 9h às 13h

Descrição

O curso traz alguns dos fundamentos do treinamento energético desenvolvido pelo LUME, proporcionando aos participantes um mergulho no próprio corpo – nas suas sensações, qualidades de energia e fisicalidades. O curso aborda outros importantes elementos no oficio do ator como geração de energia, expansão e retenção de impulsos, precisão, dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, articulações e segmentação corporal, o estado de brincar e o jogo entre atores, bem como a utilização de estímulos externos como imagens, música, texto e objetos, levando à criação de um repertório corporal-vocal próprio.

Ministrante: Naomi Silman

DA MÍMESIS CORPÓREA À MÍMESIS DA PALAVRA

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Raquel Scotti Hirson
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 9h às 13h

Descrição

A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME Teatro - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens. O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa.

A proposta do curso é fazer com que a observação transborde para o território da palavra. A palavra em ação pode conter todas as conexões de imagens que detona, jogando com espaço e tempo. A palavra sugere sons, tensões e ações que tomam outras formas, criando dimensões poéticas em movimento e novas afetações.

Obs: Cada participante deve trazer 20 imagens (entre fotografias e pinturas), três pequenos textos (poema, pequeno conto ou trecho de texto dramático), uma caderneta para anotações, um par de tênis, um gravador de áudio, fone de ouvido e uma máquina fotográfica digital.

Ministrante: Raquel Scotti Hirson

O ESTADO DE SER DO ATOR

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Carlos Simioni
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 14h às 18h

Descrição

Resultado das últimas pesquisas do ator Carlos Simioni, a oficina foca o  trabalho do corpo do ator sobre as variações de tensões.  É possível entrar em contato através destas tensões com  o  estado de ser, ativando as diferentes qualidades  de tensão e das  vibrações das tensões, dando ao ator a possibilidade de, em cada variação , encontrar estados energéticos e acessar  e expressar  emoções, sentimentos, traumas, vivências  que existem e  estão gravados em seu corpo.  Divide-se em camadas de tensão de primeira a quarta, e cada uma delas tem em si um universo a ser explorado. Tecnicamente o ator ativa estas camadas, e com a ativação, ele conduz seu corpo. Depois de apropriado a mestria de manipular as tensões, é possível então entrar diretamente na camada. Entrando nela o ator se envolve com o que resulta das tensões, não mais manipulando-as mas usufruindo do que foi construído, como por exemplo trabalhar o corpo sensível, percepção sutil de condução de movimento. Possibilidade de gravar no corpo  as condições de movimentos, acessar  graus e estados de sentimento, sensação, imagens com clareza e  facilmente retomadas. Dentro deste lugar o ator desliga-se  da vontade de fazer e se deixa ser guiado pela confluência  de tensões gerando um estado de presença  vigoroso, abrangente, inteiro, que emana fluxos de energia e de forças.

Ministrante: Carlos Simioni

TREINAMENTO TÉCNICO PARA O ATOR

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Jesser de Souza
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 9h às 13h

Descrição

Dirigido a atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e de dança e interessados em geral, o curso oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelos atores do LUME Teatro, por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Através de metodologias concretas, o curso aborda temas relacionados ao trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).

Ministrante: Jesser de Souza

O PALHAÇO E O SENTIDO CÔMICO DO CORPO

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Ricardo Puccetti
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 14h às 18h

Descrição

O palhaço não é um personagem, mas a dilatação do ridículo de cada um de nós, revelando a comicidade e a humanidade própria de cada indivíduo. O palhaço é pessoal e único. Através de uma metodologia desenvolvida pelo próprio ministrante ao longo dos últimos 25 anos e enriquecido por sua vasta experiência como palhaço, o workshop possibilita que os "aspirantes a palhaço" entrem em contato com suas facetas “ridículas e estúpidas”, normalmente não expostas durante a vida cotidiana. É um processo que permite uma primeira experiência da construção de um "corpo que brinca";  a descoberta do ritmo (tempo) pessoal e um contato inicial com a lógica de cada palhaço, ou seja, sua maneira de ação e reação frente ao mundo que o cerca. Trabalharemos a figura do palhaço, sua lógica de figurino e a busca do que pode ser o início de seu repertório. No programa do curso constam ainda noções de treinamento técnico para o ator e exposições comentadas de material videográfico.

Ministrante: Ricardo Puccetti

O CORPO MULTIFACETADO

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Ana Cristina Colla
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 9h às 13h

Descrição

Durante sua trajetória, o LUME bebeu de várias fontes de trabalhos práticos orientais, cujos elementos foram redimensionados e reestruturados para o trabalho que desenvolvemos, passando a compor o treinamento técnico dos atores. O foco do trabalho será na transmissão desses elementos técnicos híbridos experimentados que acabam por romper a fronteira entre a dança e o teatro. Mergulharemos no corpo como agente central, multifacetado, seja ele corpo concreto, cuja musculatura necessita alongamento, força, segmentação, enraizamento entre outros ou seja ele corpo imagético, capaz de materializar diferentes qualidades de vibração, na busca de uma expressividade pessoal.

Ministrante: Ana Cristina Colla

DIÁLOGOS SOBRE PRODUÇÃO

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Cynthia Margareth
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 14h às 18h

Descrição

Diálogos sobre Produção - Produção colaborativa, criativa, gestão de grupo, espaços e festivais.

A produção como eixo criativo que impulsiona ações colaborativas, criação de redes, formação e coordenação de equipes de trabalho. Será aberto o diálogo e uma reflexão sobre o papel do produtor na interlocução com artistas, mercado e equipe interna de um grupo, abordando questões gerais de produção: planejamento estratégico, elaboração de projetos, cronograma de execução, comunicação e montagem de equipes de trabalho. 

O encontro promove a troca de experiências entre produtores de grupos consolidados e jovens artistas que estão buscando se estruturar, além de um panorama sobre diferentes formatos de produção no Brasil, dos grandes festivais à gestão de grupos e projetos colaborativos. 

Ministrante: Cynthia Margareth

Curso Convidado: DESCULPAS COTIDIANAS PARA DANÇAR

Tipo : atividades:label:curso
Ministrante : Núcleo Fuga
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 14h às 18h

Descrição

Criar situações cotidianas para dançar; aproveitar as situações cotidianas para dançar e, ainda, provocar o olhar a perceber tais situações como dança. Como a sua casa dança? Quais e quantas danças o seu cotidiano revela e produz? 

O Núcleo Fuga! compartilha procedimentos usados em seus processos de criação visando à experiência performativa com os participantes da oficina. O dispositivo das atividades está expresso no título da oficina: uma cartografia de quais e quantas inimagináveis desculpas podemos criar (e perceber que já existe) para se viver em dança. A pesquisa em dança se apoia na conscientização e exploração do movimento norteada entre a Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática articuladas a alguns princípios da mímese corpórea do LUME Teatro e procedimentos do Cambar Coletivo (cartografias corporais, narrativas em derivas e jogos). 

Ministrantes: Núcleo Fuga

LUME Recebe


SIMPÓSIO INTERNACIONAL REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS


VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL REFLEXÕES CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS

Tipo : atividades:label:simposio
Ministrante : Renato Ferracini
Inscrições de à
Realização de à
Horário: 18h as 22h

Descrição

A agenda busca, a cada ano, contemplar alguns temas, em certa medida, recorrentes ao debate contemporâneo da comunidade artística, mas que podem ser problematizados num formato dinâmico de interfaces de reflexão. De fato, esse nos parece o caminho mais eficiente no esforço de construir um campo verdadeiramente potente de atualização do debate sobre as artes performativas: posicionar tais temas não como eixos de discussão autônomos, mas como núcleos móveis de provocações que se atravessam, se ultrapassam e desdobram a experiência do encontro físico em si.

Nesse sentido, a qualidade de acesso ao encontro torna-se ponto fundamental. Na primeira edição, acreditávamos que o recorte de público seria especializado, mais restrito aos profissionais das artes do corpo ou das artes em geral. Hoje, sabemos que o simpósio é a oportunidade de organizar um plano muito mais potente de produção de saberes para além das estratificações pensadas nos planejamentos originais, posto que  os debates movimentam campos de interesse diversos em torno das questões de criação.  Portanto, estendemos nosso encontro não apenas aos docentes e discentes da UNICAMP, instituição sede, e aos pesquisadores em geral; mas, a toda comunidade de criadores indistintamente.

Desde a quinta edição abrimos a possibilidade de apresentação de trabalhos (comunicações orais) de pesquisa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate. 

INSCRIÇÕES: www.simposio.lumeteatro.com.br 

Curso Integrado



Clique aqui caso queira efetuar login em sua conta