... Trabalhar o ator é, sobretudo e antes de mais nada, preparar seu corpo não para que ele diga, mas para que ele permita dizer. A arte de ator é uma viagem para dentro de nós mesmos, um reatar contato com recantos secretos, esquecidos, com a memória. A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço, acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator quanto para o espectador.” Luís Otávio Burnier

Fundado em 1985, LUME Teatro se tornou uma referência mundial na pesquisa da arte do ator. O grupo já se apresentou em mais que 28 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Vencedor do Prêmio Shell 2013 em pesquisa continuada, o LUME possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos de palhaço, dança pessoal, além de intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. O grupo também mantém uma forte tradição de ensino, difundindo sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas, publicações, palestras e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. O LUME é um nucleo de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Founded in 1985, LUME Teatro has become a world reference in the research of the art of the actor. The Brazilian company has performed in over 28 countries, spanning four continents and developed partnerships with theatre masters from around the world. Winner of the Shell Award in 2013 for lifetime achievement, LUME currently maintains in its repertoire 14 shows in a variety of performative languages including physical theatre, clowning, street theatre and large outdoor interventions. The company also maintains a strong teaching tradition sharing their extensive research into actor training through workshops, mentoring, technical demonstrations, international exchanges, theoretical reflection, book publications, lectures and itinerant projects that celebrate theatre as the art of the encounter. LUME is a funded research centre within the University of Campinas, Brazil.

foto: Arthur Amaral