Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

fotos: Mariana Rotili (cabeçalho), Arthur Amaral (foto título), Henrique Silva (1), Arnaldo Torres (menu espetáculo/2), Luana Navarro (3/4/5), Giandomenico Tono (6) e Renata Pires (7).

*FOTOS EM ALTA: clique aqui para baixar

"(...)La Scarpetta... confirma porque todos nós choramos com as peripécias de um outro grande clown, Carlitos, prova porque a andarilho de Charles Chaplin conseguiu fazer tantas almas abrirem sorrisos.
(Ana Virginia Santiago, Jornal Agora, Ilheus/BA, 2000)

“ (...)É teatro clown da mais alta monta, mas é algo doloroso, que brinca com a linha perigosa entre prazer e desespero."
(Dorothy Max Prior, Circus Magazine, 2011 - Inglaterra)

*clique aqui para ler a crítica na íntegra

SINOPSE

O palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda a obra”, apresenta seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação.

Dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico palhaço italiano, colaborador de Federico Fellini - este espetáculo fala também da própria figura do palhaço, que trabalhando com fracassos, transforma seus erros em Spettacolo Artistico.

Teve sua estreia oficial em 1997, e já se apresentou tanto em palcos convencionais como também em ruas, praças e picadeiros de circo, passando por diversas cidades do Brasil e ainda na Itália, Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Colômbia e Luxemburgo.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Ricardo Puccetti

Concepção e criação: Ricardo Puccetti e Nani Colombaioni

Criação de cenografia e acessórios: Nani Colombaioni, Ricardo Puccetti e Abel Saavedra

Confecção de cenografia e acessórios: Abel Saavedra e Francisco Barganian

Técnicos responsáveis: Dani Salvi, Eduardo Albergaria e Francisco Barganian

Design Gráfico: Arthur Amaral

Audiovisual: Alessandro Poeta Soave

Apoio administrativo: Giselle Bastos

Realização: Lume Teatro

Tempo de Duração: 80 min.

Indicação Etária: Livre

Anexos