Simpósio Internacional Relexões Cênicas Contemporâneas

Cursos de Fevereiro

Terra LUME - Mostra cênica realizada na sede do LUME Teatro

JORNADA INTERNACIONAL ATUAÇÃO E PRESENÇA

A Jornada Internacional Atuação e Presença acontece de forma contínua desde 2010 na sede do LUME – UNICAMP e aglutina vários eventos práticos e teóricos organizados pelo núcleo no mês de fevereiro a saber: o Simpósio Internacional Reflexões da Cena Contemporânea, os Cursos de Fevereiro  e o Terra LUME. Portanto, o mês de fevereiro é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais. Vale ressaltar que um dos procedimentos de praxe da equipe de atores-pesquisadores do LUME - desde sua criação em 1985 - é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados.

Esses cenários - formativos, interventivos, criativos e conceituais colocados em tensão nas várias atividades que compõe a Jornada - trabalham, todos eles, com o conceito de “aprendizagem inventiva”: construção de um conhecimento corpóreo adquirido na relação afetiva produzida no encontro e baseado na experiência enquanto intensificação. O LUME propõe que o universo da descoberta do corpo do outro, da arte, do fazer, do ofício, da presença e da conceituação sobre esses elementos práticos não pode jamais fechar-se em si mesmo. A Jornada pretende, então, compor uma experiência de gerar um corpo/pensamento intensificado que deve ter o outro como co-criador. No LUME, esse “outro” — às vezes concreto, às vezes imaginado, às vezes diluído — sempre vazou em cada prática experimentada na sala de trabalho, ou seja, o núcleo tem como premissa fundante que cada experiência de pesquisa prática ou teórica, em processo ou já sistematizada, deve ser compartilhada. É com base nesse pressuposto originário que nascem as demonstrações de trabalho, os cursos de curta, média e longa duração, as aulas abertas. Jamais com o objetivo de ensinar, mas com o foco no intercâmbio. Cada curso, demonstração e disciplina ministrada é a busca de uma permuta de suores, olhares e saberes em que cada qual contribui com sua parte sempre imprescindível. É assim que o nosso “fazer arte” se constrói coletivamente. O LUME não dirige espetáculos: potencializa criações; não organiza cortejos nas comunidades: intensifica brincadeiras; não impõe trocas: propõe danças conjuntas; não organiza eventos: sugere espaços de contaminação. É dessa forma que o LUME não cria, mas — quebrando com as regras gramaticais — O LUME CRIAMOS.

Gerar eventos que proporcionem tensões e atritos entre as diferentes maneiras de se pensar a arte presencial em seus terrenos criativos, conceituais, interventivos e formativos é o grande e maior objetivo dessa Jornada. 

Promoção

LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP

Programa de Pós Graduação em Artes da Cena – PPGADC – IA - UNICAMP

Coordenação Geral

Prof. Dr. Renato Ferracini (LUME – UNICAMP / PPGADC - UNICAMP)

Comissão Permanente de Organização

Dra. Ana Caldas Lewinsohn (LUME – UNICAMP)

Dra. Ana Cristina Colla (LUME – UNICAMP)

Dr. Antonio Flávio Alves Rabelo (LUME – UNICAMP)

Dra. Raquel Scotti Hirson (LUME – UNICAMP)

Ms. Maria Alice Possani (Doutoranda – IA – UNICAMP)

Comissão de Avaliação de Comunicações

Dra. Ana Clara Cabral Amaral Brasil (LUME – UNICAMP)

Dra. Melissa dos Santos Lopes (LUME – UNICAMP)

Dra. Patrícia Leonardelli (LUME – UNICAMP)

Comitê Assessor Artístico e Científico Internacional

Dr. André Carreira (UDESC)

Dra. Bya Braga (UFMG)

Dr. Cassiano Sidow Quilici (PPGADC - UNICAMP)

Dr. Fernando Villar (UnB)

Dr. Gilberto Icle (UFRGS)

Dr. Gláucio Machado (UFBA)

Dr. Marcos Bulhões (USP)

Dr. Matteo Bonfitto (PPGADC - UNICAMP)

Dra. Julia Sagaseta (IUNA - Argentina)

Dra. Lleana Diegues (Universidad Autónoma Metropolitana – UAM - México)

Dra. Tatiana Motta Lima (UNIRIO)

Dr. Tiago Porteiro (Universidade do Minho - Portugal)

Dra. Verônica Fabrini (PPGADC - UNICAMP)