Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp

fotos: Sandra Franco (1/2), Mariana Rotili (cabeçalho/foto título/3), Thercles Silva (4/5/7/8/9), Karen Mezza (6/10).

*FOTOS EM ALTA - clique aqui para baixar

“...90 minutos de uma inspirada improvisação de comédia física... É audacioso, é tocante, é imensamente engenhoso... (uma) brilhante marca estabelecida por Puccetti... dentro de um mundo onde a vulnerabilidade humana, de algum modo, deixa de ser uma fraqueza e se torna o que é comum entre a humanidade, o cômico e a alegria.

(Joyce McMillan, The Scotsman, 2018 - Escócia)

*clique aqui para ler a crítica na íntegra

SINOPSE

Após experiência de 30 anos como palhaço, Ricardo Puccetti resolveu se colocar no desafio absoluto de criar, com o público, um espetáculo totalmente baseado na livre improvisação.

O palhaço, com seu corpo que brinca e sua mente ao avesso, é como uma panela cheia de pipocas. Seus impulsos vivos e pulsantes explodem para todos os lados e, junto com seus aliados – o público, ele dá forma a seu universo lúdico no aqui e agora.

Em um ambiente cheio de objetos, idéias e provocações, o palhaço Teotônio (Ricardo Puccetti) improvisa e se coloca em risco, trazendo a platéia para o seu mundo caótico e improvável. As dramaturgias vão se materializando a partir do encontro palhaço/objeto/público, sonorização e iluminação feitas no momento, e das relações e situações inusitadas que nascem desse diálogo.

Cabaré Efêmero é o ofício do palhaço radicalizado à sua potência máxima: o humano que brota do diálogo vida a vida, a comunhão do riso e do estar juntos como o território a ser buscado.

Estreou em 2016, e já se apresentou em diversas cidades do Brasil e no exterior na Espanha, Portugal, Escócia, Itália e Colômbia.

Ministério da Bobagem adverte: “este não é um espetáculo convencional, e tudo pode acontecer, inclusive nada!”

FICHA TÉCNICA

Criação e Atuação: Ricardo Puccetti

Ambientação Sonora: Naomi Silman

Desenho de Luz: Francisco Barganian

Técnicos responsáveis: Dani Salvi, Eduardo Albergaria e Francisco Barganian

Registro Audiovisual: Alessandro Poeta Soave

Design Gráfico: Arthur Amaral

Apoio Administrativo: Giselle Bastos

Realização: Lume Teatro

Duração: 60 minutos (em média)
Indicação Etária: 12 anos

Anexos