A arte de ator: Da técnica à representação
Luís Otávio Burnier
2009 (reedição) - Editora da Unicamp
Registro de toda a elaboração, sistematização e codificação de técnicas corpóreas e vocais de representação, um verdadeiro legado para o ator de teatro. Ser artista é, antes de mais nada, predispor-se a revelar.
A arte de não interpretar como poesia corporea do ator
Renato Ferracini
2003 Editora Unicamp e FAPESP
Mostra uma proposta de formação de um ator não-interpretativo, com base nas experiências técnicas e metodológicas do Lume — Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. As etapas desse processo de formação, além de descritas, foram registradas em áudio e vídeo em um CD-ROM interativo.
Café com Queijo: Corpos em criação
Renato Ferracini
2006 Editora Hucitec
Este livro busca dissertar, analisar, discutir e refletir o processo de Mimese Corpórea: trabalho de recriação de ações físicas e vocais através da observação do cotidiano desenvolvido pelo Lume. Também analisa o processo de criação e montagem do espetáculo Café com Queijo. Mas como pensar a mimese corpórea e uma montagem de espetáculo gerado nesse processo sem falar antes sobre o Lume e sua conduta de trabalho? Como analisar Café com Queijo - um trabalho baseado na “presença” e organicidade do corpo do atuante - sem antes discutir sobre o trabalho do ator? E como discutir sobre um suposto possível corpo-em-arte-de-ator – que gera, em si mesmo, pensamentos independentes pois é um pensamento de cunho poético – buscando recriar um discurso conceitual com esse pensamento e não sobre esse pensamento?E, dentro desses axiomas, como discutir codificação e retomada de ações, treinamento, pré-expressividade, energia, organicidade e presença no trabalho de ator? Esse livro, obviamente, não responde a essas questões, mas discute possibilidades...
Corpos em Fuga, Corpos em Arte
Renato Ferracini
2006 Editora Hucitec e FAPESP
Esse livro foi organizado para refletir diferentes articulações cênico-poética das propostas do Lume. São vários textos de seus atores e colaboradores que recriam em discurso algumas possibilidades de conceituação e pensamento da preparação de um corpo-em-arte. É uma parte do reflexo conceitual e descritivo das pesquisas desenvolvidas pelo Lume que, no ano de 2005, completou vinte anos de criações poéticas de um corpo expressivo inserido em situação espetacular.
Da Minha Janela Vejo... Relato de uma Trajetoria Pessoal de Pesquisa no Lume
Ana Cristina Colla
2006 HUCITEC
No território da escrita, qual é o verbo do ator? Esse foi o ponto de partida para a elaboração das reflexões contidas nessa publicação, relato parcial de dez anos de pesquisa prática no Lume - Núcleo de Pesquisa Teatrais, vinculado a Universidade de Campinas. Acreditando que a busca da própria singularidade é o único caminho para se chegar ao conhecimento partilhável, as reflexões dividem-se entre a escrita poética, que permite alçar vôos na tentativa de comunicar o não palpável e a escrita objetiva, descritiva dos mecanismos metodológicos, conduzindo ao distanciamento necessário para a reflexão.
Ensaios de Atuação
Renato Ferracini
2013 Editora Perspectiva e FAPESP
Ensaios de Atuação é uma contribuição para atores, atrizes e todos aqueles interessados em refletir sobre a arte da atuação como performance transformadora. Toda a atenção de Renato Ferracini está posta em pensar como a arte de atuar é uma arte da construção de si mesmo e do estabelecimento de ambientes de compartilhamento. Tomando diferentes referências e percorrendo linhas centrais da tradição, o livro abre espaço para reflexões sobre o papel do ator como eixo do fenômeno teatral, ou melhor, da arte da performatização. Há aqui uma explícita vontade de diálogo com artistas que questionam seu fazer criativo. No entanto, esta não é uma publicação técnica ou um manual de atuação, ainda que sua leitura possa contribuir com os processos de aprendizagem do ator, dado que seu conteúdo fala do ator em seus substratos mais internos: sabemos que normas e procedimentos fixos não permitem a criação das condições fundamentais à arte de atuar. Aqui, ao contrário, as incertezas destacadas podem alimentar espíritos que procuram mais do que respostas para as suas dúvidas e que desejam um acompanhamento para suas buscas. Com tal qualidade, estes Ensaios nos oferecem um olhar intrigante sobre os materiais do ator e nos põem a refletir, tornando mais complexo nosso pensamento acerca do atuar. Do prefácio de André Carreira