Demonstrações Técnicas

 

"A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator como para o espectador." Luís Otávio Burnier

A demonstração técnica possibilita a visualização de alguns caminhos percorridos pelos atores do LUME: sua preparação, a busca de uma técnica pessoal e a construção da obra teatral. Ela revela ao público o que está oculto no trabalho do ator.

Espaço necessário: sala adequada para trabalho físico (chão de madeira ou carpete de dança).

| 1. Anjos Ridículos (o clown e seus elementos)
Ator: Ricardo Puccetti

Mostra os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags.


| 2. Prisão para a Liberdade
(elaboração de uma técnica pessoal e sua aplicação num espetáculo teatral)
Ator: Carlos Simioni

Demonstra o percurso do ator junto ao LUME. Aborda o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal do ator, o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação; e a passagem do treinamento para a elaboração de personagens e construção de cenas.


| 3. A Voz do Ator
Ator: Carlos Simioni

O universo vocal do ator: o treinamento e a descoberta da voz; as dinâmicas da voz no tempo e no espaço; a transposição de matrizes vocais para o contexto e o texto do espetáculo.


| 4. O Treinamento Cotidiano do Ator
Participação : Atores-pesquisadores do LUME

Demonstra os vários elementos técnicos que formam o treinamento cotidiano dos atores do LUME. Temas básicos do trabalho do ator: a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, a relação com o chão, a relação com o ar, o estudo das articulações e a segmentação corporal, a energia animal e a relação entre atores.


| 5. O Labirinto do Ator
(construção da Dança Pessoal e a transposição para um espetáculo)
Ator: Ricardo Puccetti

Mostra o processo de elaboração e codificação de uma técnica pessoal de representação a partir do que chamamos Dança Pessoal e sua utilização na montagem do espetáculo “Cnossos”.


| 6. Mímesis Corpórea e a Poesia do Cotidiano
Atores: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini

Uma aula espetáculo que apresenta o processo de criação do LUME Teatro a partir da Mímesis Corpórea, que consiste na codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator através de sua observação e posterior imitação. A maneira como este material é transposto para a cena também é abordada.


| 7. Não Tem Flor Quadrada
Atriz: Naomi Silman

Demonstração técnica da atriz-pesquisadora, Naomi Silman para comemorar 10 anos de atividade dentro do LUME Teatro, o aprendizado da técnica de treinamento, sua apropriação e seu desenvolvimento.
Nesta demonstração, veremos a trajetória da atriz na criação de uma técnica pessoal de representação. Um confronto intransferível do ator consigo mesmo, no âmbito de suas específicas dificuldades e facilidades com o trabalho prático. O contato com vários elementos e princípios técnicos do treinamento corpóreo. A criação de repertórios de matrizes corporais, vocais, e sensoriais e em seguida, o trabalho de improvisação e criação para a cena.

Material necessário: Som simples com CD player.

 

| 8.Um Mergulho nas Máscaras – Construção de um palhaço

A demonstração é resultado da pesquisa do LUME em torno do palhaço e do sentido cômico do corpo e do intercâmbio com Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre, em Toronto (Canadá). Mostra os aspectos básicos do processo de construção do palhaço por meio do trabalho desenvolvido por Morrison – que dirigiu o espetáculo O NÃO-LUGAR DE ÁGADA TCHAINIK, solo de Naomi Silman, e é conhecida mundialmente por seu método de trabalho “O Clown Através da Máscara”, que mescla a tradição do palhaço sagrado das tribos indígenas norte-americanas com a do clown europeu.

© 2010 grupo lume - todos os direitos reservados

compartilhe facebook twitter

política de privacidade

termos de uso